terça-feira

, 16 de agosto de 2022

Cerimônia civil marca a reabertura da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Mariana

18 de fevereiro de 2022 Arquidiocese

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 17 de fevereiro, a cerimônia civil de reabertura da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Mariana (MG). A obra foi a primeira restauração no município realizada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas do Governo Federal, e contou com o apoio do município e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

Durante o evento estiveram presentes o pároco, padre Marcelo Moreira Santiago e o prefeito de Mariana, Juliano Vasconcelos Gonçalves, além do  Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto e sua esposa Sarita Pessoa. Compareceram também na cerimônia a presidente do IPHAN, Larissa Peixoto, a superintendente do IPHAN em Minas Gerais, Débora Nascimento e a chefe do escritório do IPHAN em Mariana, Sibele Matos, juntamente com deputados federais, vereadores e demais autoridades e paroquianos leigos da comunidade. 

À ocasião, o padre Marcelo, representando todos os paroquianos e a Arquidiocese de Mariana, aproveitou o momento para agradecer às pessoas e instituições que, de alguma forma, contribuíram para a restauração de um dos templo religiosos mais expressivos do Brasil colônia. Ele ainda lembra dos outros belíssimos patrimônios religiosos, artísticos e históricos presentes aqui na cidade, que também estão passando por obras e que, futuramente, podem dar ao município o reconhecimento de patrimônio cultural da Humanidade: “Mariana merece e faz jus a esta pretensão”, afirmou ele. 

O pároco da paróquia, padre Marcelo Moreira Santiago

O pároco finalizou sua fala pedindo a benção a todos que estiveram envolvidos para que a Igreja fosse aberta novamente à comunidade. “Deus a todos  recompense e abençoe e a mãe senhora do Rosário, nossa excelsa padroeira, nos proteja. A arte em suas diversas manifestações traduz por vez até mesmo em contradições o que há de mais belo e profundo no ser humano e nos seus anseios de vida. Por isso investir na arte e na sua representação é oferecer ao mundo e a humanidade esperança de dias melhores”, finalizou o padre.

Entre os convidados, a Superintendente do IPHAN em Minas Gerais, Débora Nascimento, aproveitou para compartilhar com os presentes na cerimônia seus agradecimentos e felicidade em participar deste momento tão especial para o município.“Hoje pra gente do IPHAN é um dia de muita alegria! O nosso trabalho vale a pena quando a gente entrega à comunidade essas obras restauradas. Então hoje a gente tá muito feliz de devolver a população de Mariana a igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos”.  

A Superintendente do IPHAN em Minas Gerais, Débora Nascimento

Já em sua fala, o Ministro do Turismo, Gilson Neto, diz ter ficado maravilhado com a beleza da Igreja e a visão que ela oferece das lindas montanhas de Minas Gerais. Engrandecido ele reitera: “Com um  templo desse, o maior patrimônio que a gente tem é a nossa fé como cristãos! Isso é que tem que ser cada dia mais renovado”. 

Ministro Gilson Neto

A comunidade

Segundo o padre Marcelo, seu coração se enche de alegria e gratidão porque, sem sombra de dúvidas, a entrega desta igreja vai representar um crescimento e ardor da fé para a comunidade local. “Haveremos agora de fazer daquele espaço, um lugar de celebrações, de visitação turística e de peregrinação do nosso povo.

Ele ainda afirma que agora com o espaço devidamente seguro e qualificado, existe uma perspectiva de maior dinamismo na ação evangelizadora e pastoral. “É como se você  adentrasse em uma nova casa e que você estivesse ali satisfeito de ter o seu espaço e poder conduzir a própria vida. Assim também é a igreja, ela é a extensão da nossa própria casa”, reafirmou.

Para Maria Raquel Cardoso dos Reis, o sentimento que perpassa sobre ela neste momento é a alegria. A fiel, que desde sempre participou ativamente das celebrações na igreja, diz faltar palavras que demonstram toda sua felicidade: “A gente pedia muito para poder vê-la, e ela está bonita demais. É uma emoção muito grande que toda a comunidade está sentido. Quando nos encontramos na rua, é um sentimento de ansiedade para poder voltar a fazer as atividades e de estar presente, recordou. 

Altar-mor da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Missa Festiva

No próximo sábado, dia 19 de fevereiro, às 10ho Arcebispo Metropilitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos presidirá a celebração da santa missa festiva em comemoração pela entrega total da Igreja à comunidade.

Foto capa: Lívia Maria 

Agenda