quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Cipotânea está em festa celebrando seu padroeiro São Caetano

05 de agosto de 2020 Arquidiocese

A Paróquia de São Caetano, em Cipotânea, está celebrando até o 7 de agosto a novena e festa do seu padroeiro. Neste ano, o tradicional jubileu está sendo rezado através das transmissões online pelo canal da paróquia no youtube criado para este fim – Jubileu de São Caetano 2020 – e também pela página Paróquia de São Caetano no Facebook. E ainda pela rádio Xopotó FM 87.9.

Durante os dias da novena, a comunidade acompanha também o terço, às 15h, e a tradicional Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que já é rezada há mais de 30 anos, seguindo os passos de São Caetano que cultivava grande devoção pela Virgem Maria. Nestes três últimos dias da novena também acontecerá a missa às 15h, sendo antecedida pela reza do terço às 14h30.

Segundo o padre Adilson Couto, um dos coordenadores do Jubileu, embora de uma forma muito diferente, as festividades de Cipotânea têm atingido muitas pessoas através do rádio e internet. As equipes de liturgia, as coordenações das pastorais e movimentos têm se mobilizado para organizar com entusiasmo e segurança a participação dos fiéis que querem visitar a Matriz, durante o dia, de acordo com os protocolos das autoridades eclesiásticas e civis. “Tenho percebido muita fé e docilidade em acolher as orientações para nossas celebrações deste tempo. Mesmo sendo muito diferente e difícil para tantas pessoas que nunca deixaram de participara intensamente desta festa, que acontece desde a década de 60 do século passado. Neste ano, também agradecemos a Deus o ministério pastoral do padre Rogério, que no dia 17 de abril passado, completou 50 anos à frente desta paróquia”, disse o padre animador do jubileu.

Para o dia 7 de agosto, dia de São Caetano, estão previstas duas missas, isto é, às 11h, presidida pelo monsenhor Danival Milagres Coelho, vigário geral para o clero da arquidiocese, e às 15h, encerrando o jubileu com padre Eduardo Moreira Guimarães, filho de Cipotânea, e membro do presbitério de Cornélio Procópio no Paraná. Nestas missas, também será celebrado o sétimo dia de falecimento de Dom Getúlio Guimarães, filho de Cipotânea e Bispo emérito de Cornélio Procópio no Paraná.

Agenda