segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Clero Marianense em missão em Porto velho (RO) celebra os 15 anos da Páscoa de Dom Luciano

31 de agosto de 2021 Arquidiocese

Na última sexta-feira, 27 de agosto, celebramos os 15 anos da Páscoa do Servo de Deus Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. À ocasião, uma missa foi celebrada na Igreja Catedral Sagrado Coração de Jesus da Arquidiocese de Porto Velho (RO) pelo Bispo da Diocese de Araçuaí (MG), Dom Esmeraldo Barreto de Farias, e concelebrada pelo Bispo da Diocese de Humaitá (AM), Dom Antônio Fontinele de Melo, e pelos padres da Arquidiocese de Mariana que se encontram em missão: José Geraldo da Silva (pe. Juquinha) e Alex Martins de Freitas.

A missa também foi celebrada em memória a Dom Helder Câmara e Dom José Maria Pires, que fizeram a Páscoa na mesma data que Dom Luciano. A celebração foi preparada pela Pastoral do Menor da Arquidiocese de Porto Velho, uma vez que Dom Luciano foi um grande incentivador e organizador da Pastoral do Menor na Igreja do Brasil.

Em sua homilia, Dom Esmeraldo ressaltou a importância de se alargar o horizonte em nossa vida, de não vivermos fechados em nós mesmos, num horizonte estreito e limitado. Ao citar o Servo de Deus Dom Luciano, Dom Esmeraldo assim se expressou: “era um homem de um coração totalmente dedicado e totalmente doado”, um homem que permitiu ter o seu horizonte alargado por Nosso Senhor Jesus Cristo. Além da celebração na catedral, o padre Juquinha celebrou Missa na casa vocacional Dom Helder Câmara e no Seminário Maior São João XXIII.

Confira algumas fotos:

Texto e imagens: Pe. Alex Martins de Freitas

Veja também:

Memória de bispos acendedores de esperança neste 27 de agosto: Dom Helder, Dom Luciano e Dom Zumbi

Agenda