Teve início na segunda-feira, 2 de março com término previsto para o dia 5, no Retiro das Rosas, distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto (MG), o 36º Encontro dos Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana.
A alegria marcou o primeiro dia com duas celebrações especiais: os 24 anos de ministério episcopal do Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos e o aniversário natalício do Pe. Geraldo Martinho Arantes, Vigário Paroquial na paróquia Bom Pastor, em Barbacena (MG).

Com o tema “O ministério ordenado, na perspectiva da sinodalidade, comunhão e missão, numa fidelidade que gera fruto”, o Encontro proporciona aos presbíteros e diáconos um tempo de renovação da fraternidade e de fortalecimento do compromisso com a formação permanente, em vista de uma vivência ministerial cada vez mais plena.
Os motivos de ação de graças foram recordados na saudação inicial feita pelo representante dos presbíteros, Pe. Adilson Couto.

Dom Airton, em sua palavra de abertura, situou os participantes no contexto eclesial em que se realiza o encontro, destacando a celebração dos 200 anos do relacionamento diplomático entre o Brasil e a Santa Sé como um marco significativo para este momento da Igreja no país.

Durante a programação, foram apresentados os diáconos e os padres que participam do encontro pela primeira vez.
Em seguida, tiveram início as atividades formativas conduzidas por Dom Edmar José da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e filho da Arquidiocese de Mariana.
O assessor abordou as conclusões do Sínodo sobre a Sinodalidade, bem como os principais pontos do Instrumentum Laboris das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
Essa reflexão se estenderá até quarta-feira, 04 de março e tem como objetivo colher contribuições do clero arquidiocesano para a elaboração do novo Plano Arquidiocesano de Evangelização (PAE).

Em clima de profunda comunhão, os participantes foram convidados a renovar a confiança na Divina Misericórdia e a escutar o chamado de Cristo ao abandono confiante em seu amor.
As atividades do primeiro dia foram concluídas com o jantar, favorecendo a convivência fraterna entre diáconos e presbíteros com seu Pastor. Assim se inicia uma semana de graça, reflexão e fecundo trabalho para a vida da Igreja Particular de Mariana.
Fotos: Pe. Fabiano Alves e Pe. Pedro Hugo
Texto: Pe. Pedro Hugo
Veja, abaixo, mais fotos do Encontro: