sábado

, 25 de maio de 2024

CNBB celebra 71 anos de sua criação

16 de outubro de 2023 Igreja no Brasil

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) celebrou 71 anos de criação, no último sábado, 14 de outubro. Na sede da entidade, em Brasília (DF), membros da Presidência, assessores, colaboradores e seus familiares, além de convidados, celebraram a data com uma missa em ação de graças.

A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva. Em sua homilia, dom João Justino recordou que “a natureza do ministério espiscopal exige colaboração de muitos irmãos e irmãs, quanto mais uma conferência episcopal”. E é por este motivo que a Conferência também conta com padres, religiosos, irmãos e irmãs leigos, que prestam um serviço essencial de apoio e assessoramento aos bispos.

Sobre o Evangelho proclamado na celebração, ele destacou: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”, lembrando do último documento pastoral lançado pela CNBB, em 2022, com o título “E a Palavra habitou entre nós”. O primeiro vice-presidente da CNBB ressaltou que o encontro e o reconhecimento do Senhorio de Jesus passa pela escuta da Palavra.

Ao final, dom João Justino enfatizou que os fiéis devem ter Maria como companheira na caminhada da vida cristã, uma vez que ela alimentou seu encontro com o Senhor ao escutar Sua Palavra.

Cerimônia

Antes da celebração eucarística, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, recepcionou os participantes na área externa do prédio da Conferência, onde houve o hasteamento das bandeiras do Brasil e da Santa Sé, com a execução dos respectivos hinos. A bandeira nacional foi hasteada pela colaboradora mais antiga da sede da CNBB, Maria Sônia Milhomem, a Soninha.

Também participaram das celebrações colaboradores da Nunciatura Apostólica no Brasil.

A celebração dos 71 anos de criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi ocasião para recordar a missão da entidade. Esta, se concretiza a partir do apoio aos bispos em seu ministério, da formação e da promoção do diálogo, da partilha fraterna entre os membros da Conferência e de sua formação, bem como do planejamento e da promoção da evangelização em âmbito nacional e regional, oferecendo diretrizes e subsídios às Igrejas Particulares.

Nesses 71 anos, a CNBB também desempenha um papel importante na representação do Episcopado em diversas instâncias, inclusive no tratamento de questões que interessam ao bem comum da sociedade brasileira e à missão da Igreja.

Live comemorativa

No último dia 13 de outubro, o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu o arcebispo emérito de Aparecida (SP), o cardeal dom Raymundo Damasceno Assis para o programa “CNBB 71 anos – um olhar agradecido à história”, produzido pela Assessoria de Comunicação da CNBB e transmitido nas redes sociais da Conferência.

Assista ao programa em:

Texto e foto: CNBB