quinta-feira

, 30 de maio de 2024

CNBB divulga saudação por ocasião do Dia da Independência do Brasil

06 de setembro de 2023 Igreja no Brasil

Em mensagem dirigida aos fiéis católicos e aos cidadãos e cidadãs do Brasil, divulgada nesta quarta-feira, 06 de setembro, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, expressa o desejo de que a independência do Brasil, na quinta-feira, 07 de setembro, seja completada a cada dia com a solidariedade e a caridade.

Na mensagem, dom Ricardo estimula a todos à unidade em torno da oração pelo Brasil, elevando a Deus o pedido de que abençoe a todos os corações, especialmente dos que governam a Nação para que exerçam com dignidade a missão que lhes foi confiada de trabalhar para o Bem Comum.

“Para que tenham sabedoria e firmeza de caráter ao governar. Ética e transparência no legislar e justiça no decidir. Que todos os governantes lembrem que o lugar que ocupam é de responsabilidade sobre a vida e o destino dos cidadãos”, exortou.

País abençoado por Deus

O secretário-geral da CNBB destaca, no vídeo, o fato de o Brasil ser um país abençoado por Deus, abundante em riquezas naturais e culturais que enobrecem a Nação. Dom Ricardo enalteceu também o caráter trabalhador do povo brasileiro. “Nosso povo busca viver com honradez e não mede esforços em trabalhar para o progresso e desenvolvimento em todos os lugares do Oiapoque ao Chuí”, reforçou.

Na saudação ao 07 de setembro, Dom Ricardo dá ênfase também à Esperança que brota da fé em Deus, da tradição cristã dos brasileiros e do coração da Mãe Aparecida, padroeira do país. “Que nossa independência seja completada a cada dia com a solidariedade e a caridade”, disse. O bispo afirmou que é tempo de superar as divisões e dar as mãos para construir o futuro desejado.

Veja, abaixo, a íntegra da mensagem:

Texto e imagem: CNBB