segunda-feira

, 04 de março de 2024

CNBB expressa condolências pelo falecimento de Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana

26 de julho de 2023 Arquidiocese

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma nota de pesa à Arquidiocese de Mariana e ao Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, pelo falecimento de Dom Geraldo Lyrio Rocha. Confira:

Nota de Pesar pelo falecimento de
Dom Geraldo Lyrio Rocha 


Estimado irmão, Dom Airton José dos Santos,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) une-se em solidariedade à arquidiocese de Mariana (MG) e aos familiares por ocasião do falecimento de Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito desta estimada Igreja Particular, nesta quarta-feira, 26 de julho, em Altamira (PA), simbolicamente no dia em que a Igreja celebra a memória de São Joaquim e Ana, pais de Maria e avós de Jesus.

Podemos afirmar carinhosamente que Dom Geraldo Lyrio Rocha, neste tempo de sua emeritude, foi um avô de nossa fé e nos educou amorosamente ao seguimento a Jesus Cristo e à Igreja. Damos graças a Deus pela doação deste irmão aos inúmeros serviços prestados à CNBB, ao episcopado do Brasil e do mundo. 

Dom Geraldo Lyrio foi um homem que trabalhou pelo Reino de Deus com total dedicação, zelo e amor, até o último suspiro. Somos imensamente gratos pelo serviço prestado pelo prelado à Igreja no Brasil e às dioceses às quais serviu como zeloso pastor.

Cantamos a Deus, a misericórdia do Senhor que se manifesta também neste momento de sua Páscoa. Rogamos a Deus que conforte os corações de amigos e familiares e dê ao nosso irmão o descanso eterno. 

Em Cristo, 

Dom Jaime Spengler 
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB 

Dom João Justino de Medeiros Silva 
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB 

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa 
Bispo de Garanhuns (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB 

Dom Ricardo Hoepers 
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB 

Texto e imagem: CNBB

Veja também:

Nota Oficial – Falecimento de Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana

Agenda