sábado

, 27 de abril de 2024

CNBB lança Campanha da Fraternidade 2024 que tem como tema amizade social

15 de fevereiro de 2024

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta Quarta-feira de Cinzas, 14  de fevereiro, a Campanha da Fraternidade (CF) 2024 com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema bíblico “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf. Mt 23,8).

Para marcar o início da Campanha e o início de Tempo Quaresmal, às 9h, foi celebrada, na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB, uma missa presidida pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da entidade, dom Ricardo Hoepers, e concelebrada por padres e assessores da instituição.

A cerimônia de abertura da CF, realizada no auditório Dom Hélder Câmara, contou a apresentação do jornalista da Assessoria de Comunicação da CNBB, Luiz Lopes e foi transmitida pela televisão de inspiração católica Rede Vida e retransmitida pelas TVs Canção Nova Plus, Evangelizar, Imaculada, Pai Eterno, Século 21, Nazaré e cobertura da TV Aparecida e Canção Nova.

O cenário buscou sintonia com a identidade visual da própria campanha, com os participantes e convidados sentados em torno da mesa com símbolos da Eucaristia (pão e vinho) e a Palavra de Deus. Falaram na abertura, o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, o assessor do Setor de Campanhas da CNBB, Padre Jean Paul Hansen, a representante do Instituto Promocional Madalena Caputo (Congregação São João Batista), irmã Eliane Viana de Oliveira, o cristão leigo que assessorou a Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, e uma a mãe de um educando do projeto do Instituo Madalena Caputo e seu filho.

60 anos da CF

Padre Jean Paul fala sobre a história e o tema e lema da CF 2024. | Fotos: Osnilda Lima. O assessor do Setor de Campanhas, padre Jean Paul, explicou que o tema e o lema da campanha deste ano, que marca os 60 anos da sua realização nacionalmente, foi escolhido há dois anos pelo episcopado.

“Em 2022, tocava o coração dos nossos bispos a realidade do povo brasileiro dividido e polarizado, com o crescimento da indiferença e do ódio, mas também o rico magistério do Papa Francisco que apresentou ao mundo a ideia da Amizade Social expressa em sua encíclica Fratelli Tutti”, disse.

“É desejo de nossos bispos que essa Campanha da Fraternidade seja curadora das nossas relações e que aproveitemos a amizade social para estabelecer novas relações crescendo e nos convertendo, cada vez mais, à fraternidade universal”, ressaltou padre Jean.

Um novo sonho de fraternidade

O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo reforçou, após fazer memória agradecida do contexto de criação da CF, no período do Concílio Vaticano II, que a campanha completa 60 anos de uma vivência eclesial em busca da conversão pessoal, comunitária e social, com propostas que unem todas as dioceses e nação inteira.

“São 60 anos de solidariedade e de projetos que salvaram e transformaram vidas. 60 anos de coragem evangélica para anunciar e denunciar as injustiças. 60 anos de comprometimento com projetos quaresmais e de gratidão pela unidade e perseverança de todas as dioceses, paróquias e comunidades que vivem com amor e intensidade a CF durante a Quaresma”, afirmou.

Dom Ricardo ressaltou que a Campanha acontece no contexto de comunhão, participação e missão do Sínodo dos Bispos e na preparação do Jubileu 2025 que convida a todos a ser peregrinos da Esperança. “Estamos aqui para anunciar ao mundo em boa e alta voz: Em Cristo, somos irmãos e irmãs. Em Cristo, somos Igreja viva, a caminho do Reino definitivo. Em Cristo, queremos mais uma vez vivenciar este tempo de graça, conversão e mudança de vida, de morrer do pecado e ressuscitarmos na Páscoa do Senhor”, disse.

Após apresentar uma breve síntese do Texto-Base da campanha, dom Ricardo convidou a todos a alargar o espaço da tenda (Is 54,2) e, em referência à Encíclica Fratelli Tutti, reforçou ser necessário diante das “várias formas atuais de eliminar ou ignorar os outros, sermos capazes de reagir com um novo sonho de fraternidade e amizade social que não se limite a palavras”.

O secretário-geral da CNBB convidou a todos a começar pela cura das feridas da inimizade e discórdia com a reconciliação nas famílias, nas comunidades eclesiais e em toda a Igreja no Brasil. “Extrapolando os nossos muros, é necessário anunciar o amor, a reconciliação, a justiça, o respeito e a paz no âmbito da sociedade, pois Deus nos criou a todos com a mesma dignidade, à sua imagem e semelhança”, disse.

Após a fala de dom Ricardo foi apresentada, em vídeo com narração do jornalista Silvonei Protz, da Rádio Vaticano, a mensagem do Papa Francisco enviada especialmente para a Campanha da Fraternidade 2024.

Conheça a mensagem do Papa AQUI

Projeto apoiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade

A representante do Instituto Promocional Madalena Caputo (Congregação São João Batista), irmã Eliane Viana de Oliveira, agradeceu a doação ao projeto “Alimentar é ato de amor e esperança”, de Brasília, com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) oriundos da Coleta Nacional da Solidariedade 2o23, gesto concreto da Campanha da Fraternidade.

“De fato eu já acreditava na proposta da Campanha da Fraternidade. Mas depois da vivência, no concreto, fica mais fácil crer. E é proposital que seja uma mesa redonda porque não há maior e nem menor, mas um espaço de igualdade e onde quem é amigo e amiga não deixa o outro passar necessidade. No momento que mais precisávamos e estávamos com uma necessidade crua, nosso projeto foi aceito e apoiado pela CNBB”, disse.

Segundo a religiosa, o projeto proporcionou não apenas alimento físico, mas a possibilidade de seus educandos se sentirem dignos e cultivarem a esperança. “Estávamos há dois meses sem receber repasses, íamos ter que fechar a instituição e aí chegou o apoio como um ato de amor da Campanha da Fraternidade”, reforçou. Uma das mães beneficiadas pelo projeto também agradeceu o apoio do Fundo Nacional da Solidariedade em nome das mães e dos filhos beneficiados pelo projeto.

 

Acompanhe, (aqui), a cerimônia na íntegra.

Texto e fotos: CNBB

Agenda

VEJA TAMBÉM