A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou no domingo, 24 de novembro, a Campanha para a Evangelização 2024. Com o tema “Jesus, nossa Esperança, habita entre nós. É nossa missão anunciá-lo”, este ano a campanha é inspirada no Jubileu da Esperança, que ocorrerá no ano de 2025.
A Campanha para a Evangelização nasceu no ano de 1998, após a Assembleia Geral da CNBB do ano anterior. Começando sempre no quarto domingo antes do Natal, a ação tem como objetivo favorecer a vivência do termo litúrgico do Advento e mobilizar a todos para uma Coleta Nacional que ofereça recursos a serem aplicados na sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja.
Um dos pontos altos da Campanha para a Evangelização é a Coleta realizada em todas as comunidades, nas celebrações do terceiro domingo do Advento, este ano dia 15 de dezembro, inclusive vespertinas.
O principal objetivo da Coleta para a Evangelização é financiar projetos e iniciativas de evangelização, especialmente aqueles que visam alcançar as periferias, as populações carentes, os jovens, as famílias e aqueles que ainda não tiveram um encontro pessoal com Cristo. A campanha também serve para apoiar a formação de agentes de pastoral e missionários, que estarão à frente dessas atividades evangelizadoras.
A distribuição dos recursos arrecadados é feita da seguinte forma:
45% ficam na própria diocese, para subsidiar a ação missionária, evangelizadora e pastoral da própria Igreja Local.
20% vão para o respectivo regional da CNBB, para a sua sustentação e de suas estruturas de evangelização e formação.
35% são enviados à sede nacional da CNBB, em Brasília, de forma a garantir iniciativas e estruturas evangelizadoras nacionais, como as Comissões Episcopais que orientam e dinamizam a ação pastoral e em todo o Brasil.
No site de Campanhas da CNBB, na aba download, a Assessoria de Comunicação da CNBB está disponibilizando o Plano de Mobilização da Campanha para a Evangelização 2024, bem como todos os materiais de comunicação para TVs, rádios, redes sociais: VTs, spots, etc. Eles são de livre utilização.
Clique aqui e acesse o cartaz da Campanha da Evangelização.
Texto adaptado de CNBB.