quinta-feira

, 13 de junho de 2024

CNBB lança o edital do concurso para a letra do hino da Campanha da Fraternidade 2024

22 de maio de 2023

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou na sexta-feira, 19 de maio, o edital do concurso para a letra do hino da Campanha da Fraternidade de 2024, que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8).

Por decisão dos bispos do Conselho Episcopal de Pastoral, o Consep, o concurso será realizado em dois editais: este primeiro, para a letra do hino, e outro, posterior, em data ainda não definida, para a música. As composições deverão ser enviadas à CNBB até o dia 20 de junho de 2023.

Características

Para servir de letra para o hino da CF 2024, a composição deve, conforme o edital, traduzir em linguagem poética os conteúdos do tema, lema e objetivos evitando explicitações desnecessárias, moralismos ou chavões; buscar inspiração na Sagrada Escritura e no Magistério da Igreja, este ano especialmente na Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco; apresentar um caráter convocativo, ou seja, os fiéis devem ser convocados para a adesão ao que se propõe a CF 2024; articular com coerência fé e vida, evitando intimismos ou sentimentalismos exagerados, dentre outras características.

Critérios

Tratando-se de forma poética, serão observados, em especial, o emprego da função da linguagem mais adequada ao momento litúrgico: evocativa, exortativa, invocativa, narrativo-descritiva, experiencial, penitencial, informativa, laudativa, votiva, reflexivo-meditativa.

Também as qualidades do estilo, em especial quanto aos princípios da correção, da originalidade e da harmonia. E, ainda, a expressividade poética mediante o emprego pertinente de figuras de linguagem (a exemplo de textos bíblicos poéticos, observar o melhor emprego de metáforas e comparações).

Prazo

As composições deverão ser enviadas à CNBB até o dia 20 de junho de 2023, trazendo no remetente apenas o pseudônimo do autor. Dentro da correspondência, num envelope fechado, devem constar o nome verdadeiro do compositor e o termo de cessão de direitos autorais, devidamente preenchido e assinado. A correspondência deve ser enviada para o endereço físico da CNBB.

Confira (aqui) o edital completo.

Texto e imagem: CNBB

VEJA TAMBÉM