quarta-feira

, 24 de abril de 2024

CNBB lança o texto-base da Campanha da Fraternidade 2022

19 de agosto de 2021 Igreja no Brasil

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acaba de lançar, por meio da Edições CNBB, o Texto-Base da Campanha da Fraternidade (CF) 2022. No próximo ano, a CF tem como tema: “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”,  (Pr 31,26).

Na apresentação da publicação, a presidência da CNBB destaca que “a Quaresma é um tempo favorável para a conversão do coração ” e que a a CF, realizada pela Igreja no Brasil desde 1964, tem como propósito de ser um caminho para que os cristãos vivam a espiritualidade quaresmal com o sentido de mudança e transformação pessoal rumo à solidariedade a um problema concreto da sociedade brasileira.

A apresentação do texto-base afirma que a realidade da educação interpela e exige profunda conversão de todos. “Verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para a vida fraterna e a cidadania. O documento convida a todos a ver a realidade da educação em diversos âmbitos, iluminá-la com a Palavra de Deus, encontrando e redescobrindo meios eficazes que favoreçam processos mais adequados e criativos afim de que ninguém seja excluído de um caminho educativo integral que humanize, promova a vida e estabeleça relações de proximidade, justiça e paz”, diz um trecho.

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. “Ao longo da  caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para busca os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”, convida a presidência da CNBB.

Lançamento

Nesta quinta-feira, 19 de agosto, às 16h, haverá uma live de apresentação do texto base com a participação do Arcebispo de Montes Claros (MG) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Justino, e do Secretário Executivo para Campanhas da CNBB,  padre Patriky Samuel Batista. A mediação será do Assessor do Setor Educação da CNBB, padre Júlio Cesar. Acompanhe pelas redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Edições CNBB, da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) ou da Pastoral da Educação CNBB.

Saiba como encontrar e adquirir o Texto Base da CF 2022: www.edicoescnbb.com.br

Texto e imagem: CNBB

Notícia relacionada: 

Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade 2022 será em setembro

Agenda