terça-feira

, 09 de agosto de 2022

CNBB motiva participação e iniciativas para o II Dia Mundial dos Avós e Idosos

11 de julho de 2022 Igreja no Brasil

No próximo dia 24, quarto domingo do mês de julho, será celebrado o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, convocado pelo Papa Francisco e iluminado pelo tema “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15). No Brasil, o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, enviou uma carta a todos os bispos e arcebispos do país solicitando o empenho na promoção das celebrações e das iniciativas pastorais voltadas aos idosos.

No texto, dom Joel lembrou todo o apreço do Papa Francisco pelas pessoas idosas e convidou todos a prestarem este serviço aos irmãos que estão em idade mais avançada. “Decidimos enviar a todas as Dioceses esse pedido para que se dê ampla divulgação e visibilidade à Jornada. E mais, agora é o pedido do próprio Papa Francisco, para que façamos chegar a todas as paróquias e comunidades a sua mensagem. É importante pedir que, nas paróquias, pastorais e movimentos, seja realizada alguma atividade para marcar a solidariedade e proximidade com os idosos”, reforçou o secretário-geral da CNBB.

Iniciativas em âmbito nacional

Nos dias próximos à celebração da jornada, Comissões e pastorais da CNBB,e também organismos, estarão envolvidos em atividades de mobilização nacional para o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

Estão em preparação três lives que serão dedicadas a partilhas de experiências, como a das Pontifícias Obras Missionárias, com idosos e enfermos missionários. Também estão envolvidas as pastorais Juvenil, Familiar e da Catequese.

Esses encontros virtuais serão ainda oportunidade de incentivar a visita dos jovens aos avós e idosos, tanto em residências, quanto em casas de acolhida; de proporcionar troca de experiências entre idosos e jovens; de envolver a catequese com abordagem do tema e nas visitas; além de fazer das casas lugares de celebrações.

Kit Pastoral

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida lançou um kit pastoral com as indicações para a celebração do segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos em todas as dioceses, paróquias e comunidades eclesiais. Trata-se da mensagem que o Santo Padre publicou para a ocasião, da oração oficial e das catequeses de quarta-feira que o Papa tem dedicado à velhice. Estes textos vêm acompanhados de algumas sugestões pastorais e litúrgicas.

baixe o kithttps://bit.ly/3x0C7z7

Indulgência Plenária

Os fiéis que participarem do Dia Mundial dos Avós e Idosos, que será celebrado no dia 24 de julho, poderão receber indulgências plenárias. Foi o que decidiu a Penitenciaria Apostólica, aceitando o pedido apresentado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.  Saiba mais aqui sobre a Indulgência Plenária para o Dia dos Avós e Idosos

Mensagem do Papa Francisco para o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Texto: CNBB

Imagem: Logo do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos 2022

Agenda