terça-feira

, 23 de abril de 2024

CNBB oferece à Igreja no Brasil o especial de Natal “Cantemos a Glória de Deus”

23 de dezembro de 2021 Igreja no Brasil

Pela primeira vez a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oferece à Igreja no Brasil o Especial de Natal “Cantemos a Glória de Deus” que será exibido, em diferentes horários, nos canais de TV de inspiração católica, entre os dias 23 a 25 de dezembro, e nas redes sociais da entidade.

Gravado na Capela Nossa Senhora da Aparecida, na sede da CNBB, o especial teve a regência e coordenação do irmão Jesuíta Fernando Vieira, responsável pelo Setor de Música Litúrgica, da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB que também ficou à frente do órgão.

A inspiração para a realização do especial de Natal da CNBB, segundo o irmão Fernando, veio do tempo em que ele estudou  música na Áustria, país Europeu onde é costume, nesta época do ano, a realização de concertos musicais.  Intercalando músicas, textos bíblicos e textos dos padres da Igreja sobre o tempo Natalino, o especial contou com a participação do Coral Laetare de Brasília.

O religioso conta que o objetivo do especial é passar uma mensagem fiel à verdadeira história do Natal a partir das músicas sacras do tempo do Advento. “Que o especial inspire as pessoas a não ficarem focadas apenas nos presentes e no Papai Noel mas no nascimento de Cristo”, disse.

O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, participa do especial com uma mensagem de Natal dirigida aos fiéis. “Natal é delicadeza de Deus, mistério que ultrapassa os limites da compreensão humana. Jesus é o verbo encarnado que nasceu entre os pobres e caminha conosco ensinando-nos a lição do amor maior”, disse.

Canais e horários de exibição

O especial vai ao ar nas TVs de inspiração católica Canção Nova (25/12 às 15h30), Pai Eterno (24/12 às 21h e 25/12 às 6h30), TV Imaculada 24/12, às 19h30 e 25/12 às 6h30), TV Evangelizar (22/12 às 21h30), RS21 (23/12 às 21h), TV Bom Jesus (25/12 às 9h), TV Horizonte (25/12 às 17h30) e TV Aparecida (24/12 às 23h00) e nas redes sociais da CNBB o especial será exibido dia 23/12 às 20h.

Ficha técnica

O Especial de Natal da CNBB “Cantemos a Glória de Deus”, com 26 minutos de duração, apresenta um repertório com músicas sobre o Advento,  Nossa Senhora, Nascimento de Jesus e da visita dos Três Reis Magos e textos dos padres da Igreja.

Coordenação, órgão e regência
Irmão Fernando B. Vieira, SJ

Sopranos
Lorena Vieira
Mônica Félix

Contraltos
Sara Mamede 
Verônica Mamede

Tenores
Paulo Sergio Vieira
Rodrigo Soalheiro

Baixo 
Leonardo Vieira

Violoncelo 
Gilza Maria

Maquiagem
Ana Flávia Neves

Captação de imagens e edição:
Caio Lima/Novelti Tecnologia 

Músicas, textos e mensagem

Música Veni, veni, Emanuel
Primeiro texto “As duas vindas de Cristo”, das catequeses de São Cirilo de Jerusalém, bispo  (Séc. IV)
Música Ó vinde enfim, eterno Deus
Segundo texto “O tempo do Advento” das cartas pastorais de São Carlos Borromeu, bispo (Séc. XVI)
Música Ó Santíssima
Terceiro texto “O mistério de nossa reconciliação” das cartas de São Leão Magno, papa (Séc. V)
Música Gloria, in Excelsis Deo
Quarto texto “Por seu Filho, Deus nos revelou seu amor” da carta a Diogneto (Séc. II)
Música Pueri Concinite
Quinto Texto “Manifestação do mistério escondido” do Tratado contra a heresia de Noeto, de Santo Hipólito, presbítero (Séc. III)
Música Adeste Fideles
Sexto texto “A verdade brotou da terra e a justiça olhou do alto do céu” dos Sermões de Santo Agostinho, bispo (Séc. V)
Música Róseo Menino, feito de Luz
Mensagem do presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo
Música Noite Feliz

Texto e imagem: CNBB

Agenda