sábado

, 18 de maio de 2024

Em sintonia com o Papa, CNBB promove Dia de Oração pela Paz nesta sexta-feira, 27 de outubro

26 de outubro de 2023 Igreja no Brasil

Nesta sexta-feira, 27 de outubro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza um Dia de Oração pela Paz. A iniciativa atende ao clamor do Papa Francisco feito no final da Audiência Geral no dia 18 de outubro, quando ele convocou à Igreja a rezar e jejuar pela paz.

“Decidi convocar um dia de jejum e oração na sexta-feira, 27 de outubro, um dia de penitência para o qual convido os irmãos e irmãs das várias denominações cristãs, aqueles que pertencem a outras religiões e todos os que prezam a causa da paz no mundo, a participarem como acharem adequado”, disse na ocasião.

O convite do Papa se estende a todas as Igrejas particulares, para que, unidas à sua iniciativa, “preparem momentos semelhantes que envolvam todo o povo de Deus na súplica pela Paz”. “Também neste dia 27, às 18h (horário de Roma), na Praça São Pedro, viveremos em espírito de penitência, uma hora de oração para implorar a paz neste mundo”, afirmou o pontífice.

Em comunhão com o Santo Padre, a CNBB promove cum momento de adoração ao Santíssimo Sacramento nesta sexta-feira, das 7h30 às 10h30, seguido de uma “Celebração pela Paz” dos quais participarão os assessores, colaboradores da entidade e convidados.

A celebração será presidida pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers. Tanto a adoração ao Santíssimo Sacramento quanto a Celebração pela Paz serão transmitidos pelas redes sociais da CNBB.

Espírito de Assis

O dia 27 de outubro marca o 37º aniversário do “Espírito de Assis” ,que recorda o histórico encontro inter-religioso de oração pela paz em 1986, desejado por São João Paulo II, e que reuniu lideranças de diversas religiões na cidade de Poverello.

Um aniversário que coincide com o dia de oração e de jejum, aberto também aos representantes de outras confissões cristãs e de outras religiões, convocado pelo Papa Francisco na Audiência Geral da penúltima quarta-feira.

“Neste dia 27, estaremos em sintonia com o pedido do Papa Francisco de mais uma vez elevarmos aos céus o desejo de paz que habita em nossos corações e no coração da humanidade. Rezemos pela paz, pelo fim das Guerras e pelas vidas das pessoas que foram brutalmente arrancadas da possibilidade de realização de seus sonhos, projetos e do convívio de seus entes queridos”, reforçou dom Ricardo.

Texto: CNBB adaptado

Imagem: CNBB

Agenda