quarta-feira

, 24 de abril de 2024

CNLB do Regional Leste 2 realizará sua 27ª Assembleia Geral Ordinária em Congonhas

11 de maio de 2022 Arquidiocese

Inspirados pelo tema “Cristãos leigos e leigas: Sinodalidade e missão” e com a iluminação bíblica “Não tenham medo! Vão à Galileia e me verão ali” (Mt 28,10), o Conselho Nacional do Laicato do Brasil do Regional Leste 2 (CNLB/Leste II) se prepara para vivenciar a sua 27ª Assembleia Geral Ordinária. O evento será realizado entre os dias 27 a 29 de maio, em Congonhas (MG), na Arquidiocese de Mariana.

A Presidente do Organismo, Leci Nascimento, disse estar feliz com a realização da Assembleia. “Nossa palavra é de gratidão a Deus por essa Assembleia. Depois de dois anos acontecendo de forma virtual, ela volta ao formato presencial com um número menor de participantes/delegados, devido ao contexto pandêmico que ainda vivemos. Outro ponto é que, pela primeira vez, a assembleia vai ser realizada em sua nova configuração, apenas com as (Arqui)dioceses mineiras. Esperamos que tudo dê certo”, afirma.

Programação

O evento terá início na sexta-feira, dia 27, às 18h, com a celebração da Santa Missa, e se estenderá até o domingo, dia 29. Por sua vez, as atividades acontecerão na Casa de Encontros da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, localizada na Praça da Basílica, nº 180, na Basílica, em Congonhas.

Já a mentoria do encontro será feita pelo Assessor de Gestão e Planejamento do CNLB Nacional, Eder D’ Artagnan Ferreira Guimarães, que dentro do tema proposto, refletirá sobre a importância do fortalecimento, da articulação e do planejamento do organismo a fim de ajudar os cristãos leigos e leigas a viverem em Sinodalidade sua missão em uma Igreja em Saída, como nos propõe o Papa Francisco.

Também estará presente durante toda a Assembleia o Bispo de Teófilo Otoni (MG) e Referencial para o Laicato no Regional Leste 2, Dom Messias dos Reis Silveira. Além dele, foram confirmadas as presenças para a celebração de abertura do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e Secretário do Regional Leste 2, Dom Geovani Luiz da Silva, do Secretário Executivo do Regional Leste 2, Padre Rodrigo Souza da Silva, e do Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Mariana, José Geraldo de Oliveira. Ainda, a Presidente do CNLB Nacional, Sônia Gomes, participará do evento.

A programação do encontro prevê a eleição da nova presidência do CNLB/Regional Leste 2, análise de Conjuntura e os encaminhamentos para a 40ª Assembleia Nacional do Laicato, a ser realizada nos dias 16 a 19 de junho em São Luiz, no Maranhão (MA).

Participam da Assembleia três delegados por Conselho Diocesano Articulado; dois delegados para aqueles que ainda estão em processo de articulação; dois membros por Organizações filiadas, e os membros da Presidência, do Colegiado Fiscal e do Conselho Econômico.

Texto e imagens: Comissão de Comunicação do CNLB Regional Leste 2

Veja também:

CNLB lança “Agenda Formativa em Defesa da Vida 2022” com caráter de subsídio educativo para o laicato

Saiba quais são os grandes eventos da Igreja no Brasil deste ano

Agenda