terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto promove 4º Encontro dos Ex-Alunos

17 de maio de 2022 Arquidiocese

No próximo dia 28 de maio, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto (CAOP) realizará o 4º Encontro dos Ex-Alunos. O evento será aberto a todas as pessoas que estudaram no local entre os anos de 1934 a 1995 e, conforme a instituição, tem como intuito ser um a oportunidade de “prestigiar e resgatar, por meio de memórias, relatos e interações, a expressiva história do CAOP, ao longo de seus quase 90 anos”.

O encontro será realizado a partir das 8h no Auditório do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto. Os interessados em participar devem confirmar presença pelo número (31) 3551-1154 até o dia 25 de maio de 2022.

Confira a programação completa:

8h: Acolhida;

8h30: Celebração Eucarística;

9h30: Roda de conversas;

10h: Café;

10h30: Atividades esportivas.

Sobre o colégio

Um dos mais tradicionais estabelecimentos de ensino do estado, o Colégio Arquidiocesano, antes Ginásio Arquidiocesano de Mariana, começou a construir sua história ainda em 1926 pelo então Arcebispo Metropolitano, Dom Helvécio Gomes de Oliveira.

Mesmo sendo fundado na Primaz de Minas, em 1934, o Ginásio foi transferido para Ouro Preto (MG), onde começou a receber alunos do Sul de Minas, Triângulo Mineiro e também de outras cidades mais distantes do Nordeste, Norte e Sul do país. A instituição ficou sob direção do Padre José da Silveira Lobo até 1942 que, em sua homenagem, teve um busto inaugurado no hall da instituição, durante as comemorações dos seus 60 anos de fundação.

No dia 17 de março de 1943, o até então Ginásio passou a funcionar como Colégio, mesmo ano em que se deu início o Curso Científico para alunos do 1º e 2º ano. Por um longo período, de 1934 a 1970, o estabelecimento funcionou em regime misto, isto é, aberto para ensino e também como internato masculino, o que teve fim devido à ausência de candidatos para o internato.

Após este período o colégio abriu a porta para novos caminhos, como a instauração do nível de segundo grau, com o curso em habilitação profissional de Desenhista Mecânico. Já em 1979 houve a implementação da Educação Infantil, seguida pelo Ensino Fundamental em 1980.

Confira aqui a história completa

*Com informações e imagem do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

Agenda