segunda-feira

, 04 de dezembro de 2023

Coleta do Óbolo de São Pedro acontece neste fim de semana

30 de junho de 2021 Arquidiocese

Foto: CNBB

Acontece neste fim de semana, durante as celebrações dos dias 03 e 04 de julho, a Coleta do Óbolo de São Pedro. Segundo informações do Vaticano, “chama-se Óbolo de São Pedro a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados”.

“Este gesto é para expressar a participação de todos os católicos do mundo, nas preocupações do Santo Padre, o Papa Francisco, pelas aflições e necessidades da Igreja espalhada por toda a terra”, afirmou o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, em comunicado enviado ao Clero Marianense no mês de maio.

De acordo com o Secretário Executivo de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Patriky Samuel Batista, a origem da coleta “remonta ao século VIII depois da conversão dos anglo-saxões, os quais se sentiram tão ligados ao Bispo de Roma que decidiram enviar, de maneira estável, um contributo anual ao Santo Padre. Esta coleta foi chamada Denarius Sancti Petri (Esmola para São Pedro) e se difundiu pelos demais países europeus”. Ele ainda explica que que foi o Papa Pio IX, em 05 de agosto de 1871, que a regularizou através da encíclica Saepe Venerabilis.

A coleta acontece tradicionalmente no dia 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo. No Brasil, assim como em alguns outros países, a festa é transferida para o domingo subsequente quando a data for durante a semana. Entretanto, é possível realizar doações ao longo do ano através do site https://www.obolodisanpietro.va/it.html

Saiba mais sobre o Óbolo de São Pedro e os projetos de caridade apoiados pela coleta em: https://www.obolodisanpietro.va/it.html

Assista ao vídeo preparado pela CNBB:

Com informações do site do Vaticano e da CNBB

* Atualizado em 02/07/2021 às 09h40