sábado

, 18 de maio de 2024

Coleta Missionária será realizada neste fim de semana em toda Arquidiocese

18 de outubro de 2023 Arquidiocese

No mês dedicado às missões, acontece, anualmente, a Coleta Missionária. Neste ano, a ação é realizada neste fim de semana, durante as celebrações dos dias 21 e 22 de outubro. Em comunhão com a Igreja no Brasil, a Arquidiocese de Mariana reafirma o seu compromisso missionário convocando às paróquias e comunidades a se unirem à ação.

A Coleta Missionária tem como finalidade sensibilizar sobre a necessidade de ajudar tantas regiões necessitadas de missionários e de recursos. Por meio das contribuições arrecadadas, centenas de projetos de evangelização e assistência social nos países mais pobres do mundo são beneficiados. “É uma ajuda à missão de evangelizar que a Igreja realiza em todo mundo”, afirma o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

“Sejamos generosos para ajudar os nossos missionários a levarem o Evangelho a todas as pessoas”, motiva Dom Airton sobre a participação.

Como acontece a Coleta Missionária?

A colaboração do Dia Mundial das Missões tem como finalidade a Evangelização, Animação e Cooperação Missionária. Desta coleta, 80% são destinados para auxiliar atualmente 1.118 dioceses pobres nos “territórios de missão” e diversos projetos na África, Ásia, Oceania e América Latina. Os outros 20% são para a ação missionária no Brasil.

Até o final do ano, as (arqui)dioceses repassam o valor total das ofertas para a direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF). A direção nacional das POM comunica o Dicastério para a Evangelização, em Roma, o valor arrecadado, e repassa os valores para o Fundo Mundial de Solidariedade.

Saiba como doar

A ajuda material pode ser feita através dos envelopes distribuídos nas paróquias durante o mês missionário. A coleta missionária é uma forma de lembrarmos da importância de nossa participação com a missão no mundo. Mesmo nas paróquias que não utilizem os envelopes, as contribuições realizadas durante a coleta na missa serão integralmente enviadas para a animação missionária.

Para aqueles que desejarem fazer a sua doação sem sair de casa, as POM disponibilizam a transferência por PIX, facilitando o acesso. Basta usar o QR Code ou a chave PIX e-mail pom@pom.org.br.

Dia Mundial das Missões

Neste domingo, 22 de outubro, também é celebrado o Dia Mundial das Missões. Para este ano, a mensagem do Papa Francisco tem como tema “Corações ardentes, pés ao caminho (cf. Lc 24, 13-15)”. Leia a mensagem na íntegra AQUI

Assista ao vídeo de Dom Airton sobre a Coleta Missionária:

Com informações e imagens das POM

Veja também:

“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” é o tema do mês missionário de 2023

Agenda