quinta-feira

, 13 de junho de 2024

Coleta para a Terra Santa acontece na Sexta-Feira Santa

22 de março de 2018 Arquidiocese

Em carta enviada ao arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, cardeal Leonardo Sandri, convida os fiéis a participarem da Coleta para a Terra Santa.  A tradicional iniciativa é realizada anualmente na Sexta-feira Santa, com a finalidade de angariar fundos para apoiar a obra da Igreja no Oriente Médio.

“Mais uma vez, este ano, a tradicional “Collecta pro Terra Sancta” de Sexta-feira Santa, será para os fiéis uma ocasião propícia para se unirem aos nossos irmãos da Terra Santa e do Médio Oriente. Infelizmente, desta zona, o grito de milhares de pessoas, que se encontram privadas de tudo, até ao limite da própria dignidade de homens, continua a sentir-se, ferindo os nossos corações e convidando-nos a abraçá-los na caridade cristã, fonte segura de esperança”, escreveu o cardeal na carta.

Este ano, de modo especial, o cardeal Sandri indica duas Basílicas: a da Natividade, em Belém, construída sobre a gruta onde nasceu Jesus; e a Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, construída sobre o túmulo de Jesus. Ambas foram restauradas no ano passado. “Edificar a Igreja da Terra Santa, nos seus edifícios e nas suas pedras vivas, que são os fiéis cristãos, é responsabilidade de toda a Igreja Cristã particular, conscientes de que a fé cristã teve como seu primeiro centro propulsor a Igreja Mãe de Jerusalém”, lê-se na carta.

 

Peregrinações

O prefeito da Congregação encoraja ainda a retomar as peregrinações à Terra Santa, pois constituem uma ajuda preciosa para a sobrevivência de milhares de famílias. “Nestes dias de preparação para a Páscoa, convido-os fraternalmente a empenhar em vencer o ódio com o amor, a tristeza com a alegria, rezando e trabalhando, para que a paz habite no coração de cada pessoa, especialmente no dos nossos irmãos da Terra Santa e do Médio Oriente.”, escreveu.