domingo

, 23 de junho de 2024

Comissão Arquidiocesana de Liturgia divulga orientações para celebrar a memória da Beata Isabel Cristina

30 de agosto de 2023

A Arquidiocese de Mariana se alegra para celebrar a memória em honra à Beata Isabel Cristina neste dia 1º de setembro, estabelecido pelo Papa Francisco, por ocasião de sua beatificação, como a data da memória da Virgem e Mártir.

Nesta Igreja Particular, onde ela viveu e foi beatificada, a sua veneração pode ser pública e o seu dia marcado com celebrações que auxiliem o maior proveito espiritual dos fiéis.

Diante disso, a Comissão Arquidiocesana de Liturgia publica as seguintes orientações:

  1. Esta Missa seja celebrada com paramentos vermelhos. Tome-se todo conforme está no Formulário do Comum dos Mártires, “para uma Virgem e Mártir” (Missal Romano, pág. 750 e 751).
  2. O Prefácio seja o próprio dos Mártires (Missal Romano, pág.453).
  3. Nestes textos, orienta-se substituir a palavra “santo(a)” por “Beata”, seguida de seu nome: “Isabel Cristina Mrad Campos”;
  4. Todo este Formulário se encontra transcrito abaixo.
  5. A proposta para a Liturgia da Palavra são aquelas mesmas leituras utilizadas na Cerimônia de Beatificação. Todavia, na celebração desta Memória, sugerimos que sejam proclamados apenas uma Leitura, o Salmo e o Evangelho. Todos os textos se encontram no Lecionário Santoral, no Comum dos Mártires e a sua referência também se encontra abaixo, juntamente com sugestão para Oração dos Fiéis.
  6. Orienta-se, por fim, que se reze a Oração pela Canonização da Beata Isabel Cristina ao término da Celebração.

Baixe aqui o arquivo com as orientações e orações para o dia

Mensagem de Dom Airton

Em mensagem em vídeo dirigida aos diocesanos, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, motivou a participação de todos neste momento solene. Confira:

 

Programação da festividade

A festa principal em honra à Beata Isabel Cristina está sendo realizada em Barbacena (MG), sua cidade natal. No dia 1º, haverá a Santa Missa às 7h, 9h, 12h, 15h, 17h e 19h, encerrando com a procissão luminosa. Nessa data, durante a celebração das 9h, Dom Airton irá realizar os ritos de consagração do altar e dedicação da capela, onde os restos mortais de Isabel Cristina Mrad Campos estão depositados. Confira a programação completa

Além disso, as paróquias e comunidades arquidiocesanas também estão com programações próprias para celebrarem em comunhão com toda Igreja Particular de Mariana este momento.

Confira as que foram divulgadas:

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Miguel do Anta (MG);

Paróquia Sant’Ana, em Guaraciaba (MG);

Paróquia São José, em Barra Longa (MG);

Paróquia São Miguel Arcanjo, em Araponga (MG)

Saiba mais sobre a Beata em: arqmariana.com.br/isabel-cristina/

VEJA TAMBÉM