quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Comissão de Trabalho para rever as Orientações e Normas para os Sacramentos realiza primeira reunião de 2023

28 de março de 2023 Arquidiocese

A Comissão de Trabalho para rever as Orientações e Normas para os Sacramentos da Arquidiocese de Mariana realizou na quinta-feira, 23 de março, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana (MG), a primeira reunião de 2023. À ocasião, cinco das oito pessoas que constituem o grupo estiveram presentes.

Durante o encontro, os integrantes da Comissão apontaram, primeiramente, a necessidade de definir a quem o documento se dirige, que seria os presbíteros, a fim de guiar os trabalhos a serem realizados nesse processo. A partir disso, ocorrerá a revisão, de modo a incluir novas sugestões, bem como excluir ou apresentar uma nova redação a alguns dos artigos já existentes.

Conforme o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, desde que foi instituída, a Comissão tem se dedicado a ler e dialogar sobre o documento, bem como pensar em sua escrita, realizando o seu trabalho no dia a dia por cada um dos membros da equipe. “É preciso ressaltar que nós não estamos fazendo revisão de normas doutrinárias, porque normas doutrinárias não se muda, já é doutrina da Igreja. Nós estamos olhando orientações práticas para a melhor celebração dos Sacramentos”, detalhou o presbítero sobre o trabalho que está sendo desempenhado. 

De acordo com ele, o encontro teve como objetivo alinhar as considerações do grupo, visando a elaboração do texto-mártir que será apresentado às instâncias competentes para a aprovação das Orientações e Normas para os Sacramentos da Arquidiocese de Mariana. “Quem aprova uma norma para a Arquidiocese é o bispo, de maneira que a nossa missão é propor. Agora, se as propostas serão aceitas é [competência de] outra instância”, explicou Padre José Geraldo. 

Editado e aprovado pela primeira vez em 1992, durante o pastoreio de Dom Luciano Mendes de Almeida, essa é a terceira ocasião que as “Orientações e Normas para os Sacramentos” é reavaliado. Antes disso, a última revisão, e que ainda se encontra vigente na Arquidiocese de Mariana, ocorreu em 2008, sob a coordenação do então Arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha. 

A Comissão de Trabalho para rever as Orientações e Normas para os Sacramentos foi instituída pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, em 20 de março de 2022. 

O grupo é formado por Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis, Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa, Monsenhor Roberto Natali Starlino, Padre Geraldo Dias Buziani, Leci Conceição do Nascimento, representando o laicato, e Mônica Aparecida Nunes Morais, representante da Dimensão Bíblica-Catequética, sob a coordenação do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, e a presidência de Dom Airton. A expectativa da equipe é que até setembro deste ano seja finalizada a etapa da revisão do documento. 

Agenda