sexta-feira

, 29 de março de 2024

Comissão para Cultura e Educação da CNBB celebra o Dia do Professor

15 de outubro de 2021 Igreja no Brasil

Criado em 1963, durante o governo de João Goulart, o Dia do Professor é comemorado nacionalmente em 15 de outubro. A data homenageia a importância do professor e estabelece feriado escolar. No entanto, antes disso, já existia uma lei estadual que instituía o dia do professor e o feriado escolar no estado de Santa Catarina.

Foto: Memorial Antonieta de Barros

A lei nº 145, de 12 de outubro de 1948, é de autoria de Antonieta de Barros (1901-1952), a primeira mulher negra a ser eleita no país e instituiu o marco para que os educadores passassem a ser vistos como importantes agentes de mudanças na sociedade. A data faz referência à promulgação da primeira grande lei educacional do Brasil, sancionada por Dom Pedro I, em 15 de outubro de 1827.

Para celebrar a data e homenagear os professores brasileiros, o Arcebispo de Montes Claros e presidente da Comissão Episcopal para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Justino de Medeiros, gravou uma mensagem em vídeo.

“Na pluralidade dos méritos pedagógicos, uma coisa é comum e fundamental, se educa pela relação interpessoal. A você que escolheu esta relação com as pessoas como espaço onde se educa, onde se transmite valores e virtudes, conhecimento, sentimentos. Você é um grande colaborador para a construção do futuro da humanidade. Futuro esse que passa, sem dúvida pela educação”, ressalta.

Dom Justino ressalta ainda, no vídeo, o Pacto Educativo Global, um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade. O pacto foi lançado no dia 15 de outubro de 2020 no Vaticano.

O presidente da comissão para Cultura e Educação da CNBB finaliza a mensagem agradecendo e abençoando os profissionais da educação.

“Parabenizamos você que escolheu a profissão de educador. Pedimos de Deus muitas bênçãos e em seu coração renove essa paixão por educar e aqueles que terão a alegria de conviver com você nos espaços educativos possam encontrar em suas palavras, em seus gestos, em suas virtudes, uma inspiração para construir um mundo novo”.

Veja o vídeo na íntegra:

Fonte: CNBB com Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Brasil Escola UOL

Agenda