A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai promover uma semana de celebrações para marcar o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Com eventos on-line, programa de rádio e uma missa dedicada às pessoas idosas, serão promovidos momentos para destacar a importância e a valorização dos idosos na Igreja Católica. O I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi convocado pelo Papa Francisco para o próximo dia 25 de julho.
A série de eventos é uma iniciativa conjunta das Comissões Episcopais para a Vida e a Família e para a Juventude da CNBB e as Pastorais Familiar, Juvenil e da Pessoa Idosa. As lives serão transmitidas, entre os dias 19 e 25 de julho pelos canais da CNBB, da Pastoral Familiar e da Pessoa Idosa no YouTube.
No primeiro dia (19), às 20h, a Pastoral Familiar vai abordar a sua prática de cuidado e atenção em relação aos idosos. O doutor em educação e pesquisador sobre o tema do envelhecimento humano Eduardo Shmitz e o Dr. João Batista Filho, da Comissão de Bioética, farão parte da discussão.
A Pastoral Juvenil, no dia 21 de julho, também às 20h, vai apresentar entrevistas de jovens com pessoas idosas e avós.
A terceira live, programada para o dia 23, será conduzida pela Pastoral da Pessoa Idosa. A irmã Terezinha Tortelli, coordenadora de relações institucionais, vai comentar sobre a importância da valorização e o respeito para com as pessoas idosas. Ela também vai apresentar a forma de trabalho que vem sendo executado em todo Brasil.
No sábado, dia 24, o tema será pauta do programa de rádio “Fé em Debate”, com o Pe. Reginaldo Manzotti, que vai trazer experiências variadas relacionadas aos idosos, às famílias e aos jovens. Por fim, no domingo (25), Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, será transmitida uma missa pela TV Evangelizar para todo o país. Ela será presidida pelo arcebispo metropolitano de Curitiba (PR), dom José Antônio Peruzzo, referencial da Pastoral da Pessoa Idosa.
Esta é a primeira vez que a Igreja Católica celebrará o Dia Mundial dos Avós. O Papa Francisco institui a comemoração que deve ser celebrada a partir de agora, todos os anos, no último domingo de julho – próximo ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus. O tema escolhido para a ocasião “Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28,20) tem a finalidade de expressar a proximidade de Deus e da Igreja na vida de cada idoso, especialmente neste momento de pandemia.
Para a ocasião, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida disponibilizou uma série de materiais para auxiliar nas atividades de celebração: o texto da Mensagem do Papa, uma sugestão de oração e um livreto com indicações pastorais, como sugestões para as homilias, memória das pessoas idosas mortas em consequência da Covid-19 e dicas para realização de visitas aos idosos.
BAIXE OS MATERIAIS
Os avós, idosos e todos os fiéis que participarem do Dia Mundial dos Avós poderão receber indulgências plenárias, de acordo com o decreto da Penitenciaria Apostólica. O documento ressalta ainda as condições habituais para receber as indulgências: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice.
A indulgência também será concedida nesse dia àqueles que visitarem, real ou virtualmente, idosos necessitados ou em dificuldade. Da mesma forma, estende-se aos idosos doentes e todos que estiverem impossibilitados de sair de casa por motivo grave e se unirem espiritualmente à data (pela televisão, rádio ou por outros meios de comunicação). As indulgências também poderão ser aplicadas em sufrágio das almas do Purgatório. O Vaticano também publicou a mensagem do Papa Francisco para a ocasião.
Assista:
Texto e imagem: CNBB
Veja também:
I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é tema do roteiro de reflexão do mês de julho
Leia aqui a mensagem do Papa Francisco para o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos