quarta-feira

, 29 de maio de 2024

Complexo viário em Campinas (SP) recebe o nome de Dom Luciano

13 de abril de 2023 Arquidiocese

O complexo viário localizado na região dos Amarais, na altura do km 143 da Rodovia Dom Pedro, em Campinas (SP), chama-se agora Dom Luciano Mendes de Almeida, em homenagem ao quarto Arcebispo Metropolitano de Mariana. A mudança é fruto do projeto de lei 651/2021, de autoria do deputado estadual Rafa Zimbaldi, aprovado e publicado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em 05 de abril.

A inspiração para sugerir o novo nome ao trevo veio após uma reflexão sobre a função do dispositivo associada ao legado que Dom Luciano Mendes de Almeida deixou. “Olhando bem esse viaduto, essa alça, esse complexo viário, olhando de cima, é uma parábola, nós percebemos, para a verdadeira missão de Dom Luciano, que foi o maior construtor de pontes, de relações humanas. Ele foi um homem chamado para fazer esse eixo de relações. Então, ele conviveu com ricos, com pobres, com embaixadores, com miseráveis. Uma inteligência impecável. O que ele tinha de inteligência impecável, ele tinha da misericórdia impecável. É impressionante! Era um homem que tinha um coração no céu e outro na terra, e as mãos sempre [estendidas] para enxugar a dor e as lágrimas dos pobres e lavar os pés dos despossuídos”, enfatizou o padre Luiz Roberto Teixeira Di Lascio. Foi ele quem defendeu na Alesp a iniciativa de chamar esse viaduto com o nome de Dom Luciano.

Sobre Dom Luciano

Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida foi arcebispo de Mariana de 1988 a 2006, quando faleceu aos 75 anos. O arcebispo, da Companhia de Jesus, foi secretário-geral (de 1979 a 1986) e presidente (de 1987 a 1994) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por dois mandatos consecutivos.

Em agosto de 2014, teve início o seu processo de beatificação e canonização. A fase diocesana do processo de beatificação já foi encerrada, encontrando-se agora na fase romana.

*Com informações dos jornais Correio Popular e Hora Campinas

Imagem: Reprodução do Google Maps