domingo

, 07 de agosto de 2022

Comunicado das paróquias responsáveis pelos tapetes devocionais de Ouro Preto

05 de abril de 2018 Arquidiocese

Os tapetes confeccionados para o Domingo de Páscoa e para a Festa de Corpus Christi são de grande tradição em nossa cidade de Ouro Preto e, segundo alguns historiadores, remontam à Festa do Triunfo Eucarístico de 1733 e são chamados tapetes devocionais.

Eles se direcionam, única e exclusivamente, para o Santíssimo Sacramento que é levado, solenemente em Procissão. Por isso os tapetes, nesta longa tradição, trazem símbolos cristãos e evocam a piedade religiosa e as devoções do povo.

Com o intuito de conservar este legado de fé e arte, em entendimento prévio entre as comunidades paroquiais da Conceição e do Pilar, responsáveis pela Semana Santa no núcleo histórico de Ouro Preto, juntamente com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto e a Guarda Municipal, deliberamos para que se mantivesse esta tradição em respeito à finalidade primeira dos tapetes.

De tal modo que manifestações outras não fossem permitidas e, em situações que isso viesse a ocorrer, os que assim agissem fossem devidamente orientados para que o objetivo dos tapetes fosse contemplado e devidamente respeitado por todos.

Vivemos momentos de grande contestação política, econômica, social e cultural no país que, em seus reflexos, têm aberto feridas sociais e gerado divisões e dor em toda a população brasileira. Respeitamos a consciência de cada um e o direito de manifestar, contudo, entendendo que os tapetes, por sua motivação religiosa, são inapropriados para manifestações político-partidárias, ideológicas e de homenagens a pessoas.

Renovamos, como Igreja, nosso compromisso de fé com a vida, a dignidade do ser humano e a promoção do bem comum. Unimo-nos a tantos quantos choram a morte violenta de familiares e amigos. Elas trazem grande comoção e expressam um clamor nacional por vida, segurança, justiça e paz.

Denunciamos toda e qualquer violência, solidários com nossas orações e com os trabalhos eclesiais, largamente desenvolvidos em nossas comunidades, voltados para a superação da violência, o testemunho de que somos todos irmãos e irmãs e devemos disseminar a cultura da paz, da reconciliação, da justiça e do amor.

Com esta finalidade, iniciativas como a dos tapetes, nos faz direcionar o olhar, especialmente na Semana Santa, para o Cristo Crucificado-Ressuscitado que acolhe todas as nossas dores e motivações, não excluindo ninguém, conclamando-nos à conversão e à fraternidade, em vista de um mundo melhor onde todos tenham vida e vida em plenitude (Jo 10,10).

 

Paróquia Nossa Senhora do Pilar – Ouro Preto

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Ouro Preto

Agenda