sexta-feira

, 29 de março de 2024

Comunicadores da Arquidiocese de Mariana participam do 7º Encontro Nacional da Pascom

27 de julho de 2022 Arquidiocese

Refletindo sobre a “Comunicação e Sinodalidade: comunhão, participação e missão”, aconteceu entre os dias 22 e 24 de julho no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), o 7º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação. O evento que foi transmitido on-line, via Zoom, reuniu mais de 500 pessoas, sendo a Arquidiocese de Mariana representada por quatro comunicadores.

Ao longo dos três dias do encontro, por meio das conferências, rodas de conversa, oficinas e partilhas de experiência, além de meditarem sobre a temática da Sinodalidade, os participantes puderam pensar sobre os quatro eixos da Pascom: formação, articulação, espiritualidade e produção. 

Para o Diretor do Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom), Padre Edir Martins Moreira, o momento marcante do encontro foi a fala do Bispo Auxiliar de Belo Horizonte e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, que, a partir do tema “Ser Igreja: transversalidade a serviço da comunhão”, chamou a atenção para que o processo de Sinodalidade desperte em cada um a conversão pastoral. 

Assista:

Esperança e forças

Além dos membros do Dacom, dois agentes da Pascom também participaram: Ailton Adriano, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), que acompanhou o evento pelo Zoom, e Guilherme Francisco de Souza, da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mercês (MG).

Para Ailton, “participar do 7° Encontro Nacional da Pascom, mesmo que virtualmente, foi um momento abençoado para todos nós, agente de pastoral, sobretudo, neste momento em que a Igreja do Brasil retoma aos poucos suas atividades pastorais, após este período triste [de pandemia] que todos nós vivenciamos. Devemos ter sempre a esperança e a confiança em Deus e, sobretudo, a viver esse novo tempo de Sinodalidade em que o Papa Francisco nos motiva a seguir firmes em um único propósito: continuarmos  evangelizando a Boa Nova de Jesus Cristo aos nossos irmãos e irmãs e, no caso de nossa Pastoral, fazendo-se usar pelos meios de comunicação social para assim atingirmos a todos leigos e leigas de nossas comunidades de fé”. 

Já para Guilherme, a palavra que fica é que todos devem caminhar juntos, independente se é bispo, padre, diácono, leigo (a) ou religioso (a). “Todos temos a mesma missão na Igreja que é levar Jesus Cristo a cada coração”, disse. Por fim, ele pontua que cada um dos participantes deve compartilhar o que foi aprendido e vivenciado durante o encontro com os demais agentes da Pascom nas paróquias.

Coordenação Nacional da Pascom

Foto: CNBB

O domingo, último dia do encontro, foi marcado por grandes novidades: a apresentação da nova coordenação nacional da Pastoral da Comunicação para 2022-2026, o anúncio dos finalistas da 54ª Edição dos Prêmios de Comunicação CNBB e a revelação da data e do tema do 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação que será realizado de 13 a 16 de julho de 2023, em João Pessoa (PB), e terá como tema “Comunicar para a cultura do encontro”. 

Já a equipe da nova coordenação nacional é formada pelo coordenador-geral reeleito para mais um mandato, Marcus Tullius, pela vice-coordenadora Janaina Gonçalves, atual coordenadora da Pascom-Regional Leste 2, ambos de Belo Horizonte (MG), e pelo secretário-geral, Allex Ferrero, também coordenador da Pascom-Regional Nordeste 1, do Ceará.

O encontro terminou com a Santa Missa presidida por Dom Joaquim Mol e concelebrada pelos demais bispos e padres presentes.

Agenda