A Comunidade Barroca, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no distrito marianense de Cachoeira do Brumado, viveu momentos intensos de fé e devoção ao integrar as comemorações dos 150 anos da consagração da Arquidiocese ao Sagrado Coração de Jesus.
Este jubileu, iniciado em 29 de maio de 2024 e celebrado em toda a Arquidiocese até 27 de junho de 2025, marca a história da comunidade com iniciativas espirituais e pastorais que aprofundam a vivência da fé.
No dia 15 de setembro, a comunidade recebeu a visita da imagem peregrina do Sagrado Coração de Jesus. A chegada da imagem foi marcada por uma recepção calorosa e devota com a participação do Congado Nossa Senhora do Rosário. Durante toda a manhã, houve momentos de adoração e renovação da consagração ao Sagrado Coração de Jesus, culminando com a celebração eucarística, presidida pelo Administrador Paroquial, Padre José Geraldo Coura, mais conhecido como Padre Juca.
Além deste momento marcante, a comunidade se envolveu em outras atividades ao longo do ano. Uma ação pastoral que ganhou destaque foi a missão conduzida pelos seminaristas Andrey Soares e Samir Marques. Os dois jovens visitaram diversas famílias da Comunidade Barroca e também da Comunidade Borges para a entronização dos quadros do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria nas residências.
Durante as visitas, os seminaristas compartilharam mensagens de espiritualidade e oração, incentivando as famílias a fazerem de seus lares, santuários do amor de Cristo e de Maria.
Outro momento especial foi a peregrinação a Rio Pomba (MG), onde os fiéis puderam conhecer a história e visitar o túmulo e o Recanto Sítio da Serva de Deus Floripes Dornelas de Jesus, carinhosamente chamada de Lola. Reconhecida por sua profunda espiritualidade e por sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus, Lola inspira muitos cristãos a viverem sua fé com dedicação e alegria, mesmo diante de desafios.
A visita, foi enriquecida por momentos de oração, meditação e partilha, e pela Santa Missa presidida pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Padre Jamilson Inácio da Silva, fortalecendo a ligação da comunidade com os exemplos de santidade e perseverança da Serva de Deus Lola.
As celebrações na Comunidade Barroca refletem o espírito do jubileu vivido pela Arquidiocese de Mariana, que busca renovar o compromisso com o Sagrado Coração de Jesus em suas dimensões pessoal, familiar e comunitária. Os frutos espirituais dessas iniciativas ficarão como um legado de fé e amor para as próximas gerações, reafirmando a missão de evangelizar e testemunhar Cristo no coração da Igreja e da sociedade.
O jubileu é um chamado a todos os fiéis para redescobrir a profundidade do amor de Cristo e levar esse amor ao mundo, como a Comunidade Barroca tem feito com tanto entusiasmo e fervor.
Texto: Samir Marques.
Fotos: Andrey Sílvio e Samir Marques