terça-feira

, 30 de abril de 2024

Comunidade Católica Shalom inaugura Escola de Evangelização, em Ouro Preto (MG)

12 de abril de 2024 Arquidiocese

A Comunidade Católica Shalom inaugurou no último domingo, 7 de abril, uma unidade da Escola de Evangelização na cidade de Ouro Preto (MG). A cerimônia aconteceu no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição durante celebração eucarística presidida pelo Pároco e Reitor local, Monsenhor Edmar José da Silva, e concelebrada pelo sacerdote da Comunidade Shalom, Padre Vicente Tomaz.

“Creio que a Comunidade Shalom chega a Ouro Preto para oferecer sua preciosa contribuição no processo de evangelização desta cidade marcada por uma longa história eclesial. A cidade conta com uma presença significativa de jovens nativos de Ouro Preto e universitários, vindos de tantos outros lugares. Como o carisma principal da Comunidade é o trabalho com os jovens, acredito que a instalação desta casa comunitária produzirá um grande impulso para o trabalho de evangelização com as juventudes, tão sedenta de Deus e do sentido da vida”, afirmou Monsenhor Edmar.

Evangelização que será possível graças à generosidade do casal franco-brasileiro Maria Helena de Toledo Boulieu e Jaques Joseph Boulieu, que doaram a casa a Comunidade Shalom.  ‘Eles tinham o desejo de doar a casa para alguma instituição religiosa que pudesse contribuir com a evangelização em Ouro Preto, no que tocasse de forma mais concreta os jovens. Com a formalização da doação, o Conselho Geral da Comunidade entrou em um processo de discernimento, de como seria o início da fundação. Deus generosamente nos oferece a Escola de Evangelização”, explicou Joana Alice, responsável local da missão Shalom em Belo Horizonte.

Casa que traz em sua história e em algumas peças presentes nela a confirmação da importância da evangelização da juventude. “Dona Maria Helena, antiga proprietária do imóvel, realizava com alguns grupos de Ouro Preto a Via-Sacra com os jovens da cidade em vista da evangelização da juventude e também em reparação dos pecados cometidos. Além disso, na casa tem uma capela barroca dedicada ao Espírito Santo e a Nossa Senhora de Lourdes, com algumas peças de arte sacra. Dentre elas, está uma relíquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, que é padroeira das missões e também patrona da Juventude Shalom”, detalhou Joana.

Escola de Evangelização

A Escola de Evangelização traz como objetivo a realização de uma ação evangelizadora que tem como primazia os jovens. Em Ouro Preto, cinco missionários estão no município para o início da ação evangelizadora, prevista para começar na próxima segunda-feira, 15 de abril. São eles: Vanessa Teixeira, Jonathan Arantes, Ian Mello, Vânia Nunes e Paula Pereira.

As atividades acontecerão em unidade com a Arquidiocese de Mariana e junto à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, não havendo impedimento que os trabalhos sejam realizados em outras paróquias da cidade, de modo que seja uma ação para o povo. “Desejo que a comunidade faça um trabalho de evangelização mantendo sempre a comunhão com as paróquias de Ouro Preto e com o projeto de evangelização da Arquidiocese de Mariana, que nutre grande preocupação com a evangelização das juventudes, nas suas mais diversas fisionomias”, desejou Monsenhor Edmar.

 “Para mim, fazer parte da fundação da missão Shalom de Ouro Preto é tocar na infinita misericórdia de Deus, em primeiro lugar na minha vida. A única coisa que o Senhor deseja de mim para este povo é levar essa misericórdia”, ressaltou a Coordenadora da Escola, Paula Pereira.

Para Jonathan, a nova missão é uma oportunidade fecunda de ofertar a vida. “É uma grande graça poder estar à disposição da Igreja e de todas as pessoas de Ouro Preto e oferecer a minha vida para que, mesmo com minhas misérias, as pessoas encontrem a Jesus Cristo Ressuscitado que passou pela Cruz, que é aquele que tudo pode realizar e ao qual nada é impossível”, disse.

O que é a Comunidade Shalom?

A Comunidade Católica Shalom está presente em várias cidades do Brasil e também em diversos países, com a missão de evangelizar e propagar o Evangelho de Cristo. Outras informações sobre a Comunidade podem ser conferidas no site, clique aqui.

Acesse nossas redes sociais-Instagram

Missão em Belo Horizonte

 Sede em Fortaleza         

Texto: Cremilda Moutinho e Monizy Amorin

Foto: Comunicação Missão Shalom-Belo Horizonte

Agenda