A Comunidade da Barroca, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Cachoeira do Brumado (MG), viveu intensamente as festividades em honra a Santo Antônio. As comemorações começaram no dia 5 de maio, sendo concluídas no último domingo, 16 de junho.
Em preparação à trezena e à festa, aconteceu, entre os dias 5 de maio e 1º de junho, a tradicional peregrinação da imagem de Santo Antônio na Comunidade dos Borges, comunidade vizinha à Barroca, e também em algumas residências na própria comunidade anfitriã.
A programação contou com celebrações da palavra, apresentações do Congado Nossa Senhora do Rosário, o mais antigo da cidade de Mariana (MG), leilões de prendas e, principalmente, muita oração e momentos de partilha entre os presentes.
Em preparação para a celebração do padroeiro foi realizada a trezena, que teve início no dia 2 de junho. Durante estes dias, a programação da comunidade envolveu diariamente os fiéis em uma belíssima expressão de fé. Houve missas, celebrações da palavra e as orações próprias da trezena. As festividades contaram com a presença de muitas comunidades que animaram as celebrações.
No último sábado, 15 de junho, ocorreu à noite a tradicional procissão com as bandeiras de Santo Antônio e Nossa Senhora, um momento marcado por muita devoção e piedade popular.
Neste dia, os presentes celebraram os 22 anos de Ordenação Sacerdotal do Administrador Paroquial, Padre José Geraldo Coura, carinhosamente chamado de Padre Juca.
A celebração da Missa contou com a presença dos seis seminaristas que exercem o estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Conceição:
No domingo, 16 de junho, as festividades foram embelezadas com a presença da Sociedade Musical Santa Cecília, de Passagem de Mariana, e do Congado Nossa Senhora do Rosário.
Após o meio-dia, iniciaram os leilões dos bezerros na praça e, em seguida, aconteceu a procissão com a imagem de Santo Antônio pelas ruas da comunidade. Logo após, teve início a solene celebração eucarística com a bênção e distribuição dos pães de Santo Antônio. Ao final das festividades, houve ainda adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.
Neste dia, além dos seminaristas e dos habitantes da comunidade, estiveram presentes pessoas de todas as comunidades da paróquia, das paróquias e cidades vizinhas, além de visitantes dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Para o seminarista Samir Marques, que vem de uma comunidade que também tem o santo como padroeiro, participar das festividades foi recordar suas origens. “Em minha Comunidade, a de Ribeirão de Santo Antônio na cidade de Brás Pires (MG), a programação da trezena e festa de Santo Antônio é muito parecida com a da Barroca. Tudo isso, com o caloroso acolhimento dos ‘barroquenses’ me permitiu sentir em casa”, disse.
Texto e fotos: Comunidade da Barroca