domingo

, 07 de agosto de 2022

Comunidade Santo Antônio, em Viçosa, celebra seu padroeiro

15 de junho de 2020 Arquidiocese

Dentre as várias festas religiosas tradicionais na cidade de Viçosa, Região Pastoral Mariana Leste, a Trezena de Santo Antônio, do bairro Santo Antônio, se destaca pela grande participação, espiritualidade e dinâmica pastoral. Neste ano, devido a pandemia do Covid-19, a festa não foi presencial em respeito as orientações de segurança de saúde, mas, mesmo assim, a extensa comunidade não deixou de celebrar com alegria o seu glorioso padroeiro.

Conforme estão fazendo grande parte das paróquias e comunidades, as transmissões da Trezena e Festa de Santo Antônio foram transmitidas virtualmente pelos canais da comunidade e da paróquia e Santuário Santa Rita de Cássia. “Entre as maravilhas suscitadas por Deus ao ser humano estão os meios de comunicação social. Por meio deles, entramos em muitos lares e, por que não, em muitos corações, levando a Palavra de Deus que é a esperança cristã”, destaca o seminarista Róbson Cunha, membro da comunidade.

Dos treze dias em preparação para a Festa, onze foram celebrados a Palavra de Deus por membros da comunidade. Foram momentos muito fortes, com grande espiritualidade, participação e interesse. A comunidade pôde se ver e sentir-se confortada com as partilhas e anseios advindos da sua realidade.

A temática abordada foi uma expressão de São João Crisóstomo: “Faze da tua casa uma Igreja”. A intenção ao recorrer ao santo do início da Igreja foi apresentar que são todos os batizados templos vivos onde habita o Espírito Santo e que devem fazer da sua casa interior, bem como do seu lar, da sua família, o lugar teológico da manifestação do Deus que é amor. “Recorremos a um santo do início da Igreja, São João Crisóstomo, para iniciarmos um novo tempo, uma nova mentalidade em tempo de pandemia”, frisa Róbson.

O dia treze, dia de Santo Antônio, marcado pela multiplicação dos fiéis e pelo templo cheio, não contou com essa participação presencial, mas com grande participação virtual. A Santa Missa foi presidida pelo pároco padre Paulo Dionê Quintão e concelebrado pelo padre José Evangelista Gomes que, ao final, abençoou os pães de Santo Antônio nos lares das famílias. Encerrando as transmissões, ocorreu uma “live” musical e sorteio de uma imagem do padroeiro.

 

Colaborou: Pascom – “Juventude Conectada”

Agenda