sábado

, 20 de agosto de 2022

Comunidade Sumaré, em Ponte Nova, se reúne virtualmente para celebrar o seu padroeiro

04 de junho de 2020 Arquidiocese

Em Ponte Nova, na Região Pastoral Mariana Leste, os fiéis da Comunidade Sumaré, da Paróquia de São Sebastião, celebraram a festa de Pentecostes de uma forma diferente. Devido o distanciamento social provocado pela pandemia do Covid-19, eles se reunião pela plataforma de comunicação online do Google Meet para festejar o seu padroeiro, o Divino Espírito Santo.

A Comunidade se reuniu virtualmente, entre os dias 22 e 30 de maio, para rezar e refletir a novena de Pentecostes, a partir do subsídio elaborado pela Arquidiocese de Mariana. Pessoas de outras comunidades também puderam participar dos encontros.

Segundo o pároco, padre Leandro Marcos Costa, a ideia surgiu da própria comunidade. “Os leigos, percebendo a necessidade de rezar em comunidade, mas respeitando o isolamento social, achara interessante usar a plataforma do Google para rezarem a novena. Achei muito boa a iniciativa, pois foi uma forma da comunidade interagir”. O presbítero ressaltou que quando é feita uma transmissão online, muitas pessoas acompanham, mas não acontece a mesma interação que aconteceu na novena. “As pessoas se conhecia, elas viam o rosto uma das outras, podiam comentar. Isso foi um momento de aproximar a nossa comunidade”, ressaltou padre Leandro.

Para a moradora da comunidade, Ana Paula Abreu, eles conseguindo integrar muito mais pessoas do que imaginávamos. “Irmãos que já não moravam na comunidade há anos, irmãos que não são da comunidade, mas quiseram participar conosco quando souberam da Novena. Foram dias especiais que preencheram nossas noites com a presença do Espírito Santo”, disse

Ana também destacou a importância do material preparado pela Arquidiocese. “Recebemos o roteiro da Arquidiocese de Mariana, com a proposta dos nove encontros. Seguimos este roteiro e encontramos nele um material riquíssimo, que nos orientou em nossas reflexões e fez com que estivéssemos conectados não somente entre nós, mas com toda a comunidade cristã, em oração. Ter a oportunidade de unir nossa Novena de Pentecostes com a Semana de Oração pela Unidade Cristã foi uma experiência muito interessante. O tema Gentileza gera Gentileza, e todos os subtemas dos encontros, estão intimamente ligados à situação vivenciada por todo o mundo nos últimos meses”, salientou.

A iniciativa está servindo de inspiração para outras comunidades da Paróquia que irão celebrar os seus padroeiros neste mês. As comunidades Sagrado Coração de Jesus (Pacheco) e Santo Antônio (Primeiro de Maio) estão organizando os tríduos em homenagem aos padroeiros e em breve será divulgada a programação em nossas redes sociais.

Agenda