sexta-feira

, 12 de julho de 2024

Comunidade Terapêutica Emanuel é contemplada com veículo para uso da entidade

05 de dezembro de 2019 Arquidiocese

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) doou um carro, modelo Parati 2008, para a Comunidade Terapêutica Emanuel (COTEREM), entidade criada para atender pessoas com dependência química, localizada em Mariana. A doação fez parte de uma iniciativa promovida pela PM, que cedeu 50 veículos para comunidades terapêuticas do Estado e foi realizada na última segunda-feira (2), na Academia da Polícia Militar, em Belo Horizonte.

O presidente da COTEREM, padre José Geraldo Coura, reforça a importância do veículo para a agilizar os trabalhos da comunidade, que tem previsão de retornar os atendimentos no início de janeiro. “Vai ser importante para a locomoção, principalmente porque a comunidade está em vias de finalização para começar a atender, a princípio, umas 15 pessoas”, informa. Segundo ele, futuramente a comunidade terá capacidade para atender até 30 pessoas.

A iniciativa contou com a intermediação do deputado federal Eros Biondini junto ao Governo de Minas Gerais. Em seu site, a COTEREM agradece aos responsáveis pela indicação da comunidade. “Sobre essa conquista, testemunhamos que foi para nós ocasião de grande alegria, pois o carro será de grande providência para nossos trabalhos. De nossa parte, nos comprometemos a fazer um uso consciente e responsável do veículo recebido”, informam.

 

COTEREM

A comunidade foi fundada em 2008 por um grupo de pessoas da comunidade de Mariana e teve a inauguração da sua casa em 2013. Até 2015, o local recebeu 18 internos. Uma crise financeira fez com que fosse fechada e, em 2017, uma nova diretoria, composta por fiéis da Forania de Mariana, assumiu.

“Desde o primeiro momento, as paróquias foram parceiras na construção, tanto que fizeram muitas campanhas para a construção da casa. A paróquia da Catedral e a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus fizeram um grande investimento de envolvimento de lideranças para a construção da casa. A forania assumiu a clínica, fez a regularização da documentação, aí ela foi pintada, reformada e fizemos a reinauguração dela no ano passado”, diz padre José Geraldo.

Atualmente a COTEREM fica no Sítio Mata Cavalo, em Mariana. Com a reabertura, a sede será em Magalhães, subdistrito de Barro Branco, em Mariana.

 

Foto: COTEREM