terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Concluída a obra do telhado na Matriz de Santo Amaro, em Queluzito

25 de fevereiro de 2022 Arquidiocese

Padre Darci Fernandes Leão, Ecônomo da Arquidiocese de Mariana, juntamente ao padre Dario Chaves Pereira, pároco da Paróquia de Santo Amaro em Queluzito (MG) Foto: Thalia Gonçalves/Dacom Arquidiocese de Mariana

Foi finalizada a obra no telhado da Igreja Matriz de Santo Amaro, em Queluzito (MG), cuja história remonta à primeira metade do século XVIII, com a sua primitiva Capela.

Os recursos, disponíveis por meio do Termo de Fomento junto a Arquidiocese de Mariana com o município, trouxe a cidade a primeira obra de restauração, destinada especificadamente para a execução do telhado.

Forro de manta térmica colocado debaixo das telhas da Igreja Matriz de Santo Amaro Foto: Paróquia de Santo Amaro

A Arquidiocese de Mariana, com a supervisão do pároco, padre Dario Chaves Pereira, contratou os serviços e administrou os recursos. No último dia 14 de janeiro a obra foi então concluída, para a satisfação e alegria do povo e de visitantes.

A Paróquia de Santo Amaro, em contrapartida, através de campanha com os fiéis, custeou o “Projeto do Telhado” e outras despesas, sendo a execução das obras com recursos originários do citado Termo de Fomento.

Telhado novo da Igreja de Queluzito. Foto: Paróquia de Santo Amaro

É importante registrar que mesmo antes desta obra a Paróquia de Santo Amaro, com recursos próprios, através da generosidade dos paroquianos com contribuições do dízimo e ofertas, já havia concluído, em 2019, o projeto de Incêndio e Pânico, além de executar também o projeto do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). A próxima obra, que visa recuperar o forro, já foi aprovada. A Arquidiocese tem a expectativa de poder firmar nova parceria com o município.

Em breve, a Paróquia de Santo Amaro pretende executar a reforma completa da Igreja, cujos estudos estão a cargo da Arquiteta Sandra Fosques Sanches.

A Igreja detém Tombamento Municipal desde o ano de 2002 e a Arquidiocese de Mariana registra, mais uma vez, os agradecimentos ao dedicado e competente padre Dario e ao bom povo de Queluzito por essas tão importantes realizações. Especialmente, agradece ao município por essa inovadora e pioneira parceria que poderá servir de inspiração para a preservação da arte e da cultura desta região de Minas Gerais.

Padre Darci Fernandes Leão, Ecônomo da Arquidiocese de Mariana, e Danilo Vidigal, diretor da empresa AGD responsável pela obra do telhado Foto: Ana Clara

* Este conteúdo foi atualizado em 03/03/2022 às 08h31 

Agenda