quinta-feira

, 11 de agosto de 2022

Concluída segunda etapa de restauração da igreja de Cachoeira do Brumado

18 de setembro de 2019 Arquidiocese

Os moradores de Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana, estão mais perto de ver a igreja de Nossa Senhora da Conceição totalmente restaurada. No último domingo (15), em parceria com a Prefeitura do município, a paróquia Nossa Senhora da Conceição celebrou a entrega da segunda etapa de restauração dos elementos artísticos, que contemplou o arco cruzeiro e os púlpitos. As obras iniciaram em 2015.

Pintura foi descoberta em agosto durante o restauro. Foto: Marcelo Cardoso/Prefeitura de Mariana

“A comunidade está extasiada com a beleza revelada com o restauro”, afirma a tesoureira Zulmira do Carmo Ramos. Parte do encantamento vem das pinturas descobertas em agosto, que estavam sob duas camadas de tintas na parte superior do retábulo de São Miguel, localizado no altar lateral direito da Matriz. “É uma clara referência as pinturas do século XVIII”, revela um dos restauradores, Rafael Cruz. O desenho é composto por florais volutas, uma forma de ornamento em espiral, e conchas.

Para remover as duas camadas de repintura, Rafael explica que foi realizada a fixação da camada pictórica original, nivelamento com massa apropriada das áreas que apresentam perdas de pintura e a reintegração cromática. “Esse procedimento consiste em fechar as áreas de perda da policromia com a tonalidade próxima ao original, utilizando para isso técnicas de reintegração cromática e tintas próprias para restauro”, expõe.

Os suportes constituídos de madeiras também passaram por restauração devido ao ataque de insetos como cupins. “Os suportes apresentavam galerias, orifícios e perdas. Primeiramente, foi realizada a desinfestação de todo suporte,  foram preenchidos os orifícios e galerias com massa compatível e as partes faltantes foram complementadas”, explica.

O pároco, padre José Geraldo Coura, conhecido como padre Juca, reforça que o trabalho de restauração é de grande valor para a comunidade porque revela elementos da fé e tradição do povo. “A beleza do templo que está sendo evidenciada é algo que chama atenção e, para a comunidade de fé, mostra que tudo aquilo que foi feito ali, o que os antepassados realizaram, foi movido pela fé. Eles tiveram o cuidado de fazer essas pinturas e elementos artísticos”, destaca.

Cerimônia de entrega da segunda etapa realizada após a missa no domingo (15)

Etapas

A primeira etapa do restauro contemplou o retábulo mor e os dois altares colaterais. Assim como nesta segunda, esses elementos apresentavam camadas de repintura e problemas com cupins.

“Durante a remoção de repintura, foram descobertas pinturas riquíssimas compostas por marmorizados, elementos florais conjugados com douramento e chinecisses. Cada espaço foi ornado por algum detalhe e o resultado é muito harmonioso e único”, revela Rafael.

A terceira etapa, ainda sem data para iniciar, abrangerá as tribunas, arcadas, coro e forros. Segundo Rafael, esses elementos apresentam as mesmas degradações que os das etapas anteriores.

Padre Juca ressalta que o trabalho de restauração só está sendo possível com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura do município. “A paróquia tem colaborado também com alguns itens e isso possibilitou a realização deste trabalho. De fato, é uma grande conquista pra comunidade. Vale a pena conhecer, vale a pena visitar, vale a pena entrar naquele templo, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, e elevar a Deus as suas preces”, ressalta.

 

Fotos: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Cachoeira do Brumado

Agenda