quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Cônego Luiz Carneiro toma posse na Paróquia São Sebastião em Barbacena

08 de fevereiro de 2020 Arquidiocese

O cônego Luiz Carlos César Ferreira Carneiro tomou posse na Paróquia São Sebastião, em Barbacena, na Região Pastoral Mariana Sul, na noite dessa sexta-feira (7). A celebração foi presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e contou com a presença de vários padres, amigos e famílias.

Na homília, Dom Airton destacou que a paróquia é uma comunidade de fé e que o pároco é o pastor dessa comunidade. “A paróquia é uma comunidade que vive tudo o que é fruto da fé. Para isso, precisamos de alguém que nos oriente e esse alguém que nos orienta é o pároco. O pároco recebe um oficio e quando toma posse, ele olha toda a paróquia, o seu território, as pessoas, as famílias, as organizações que estão presentes neste território. O pároco é o pastor. Ele não é um funcionário. Ele é o pastor da paróquia que ajuda, que as vezes vai à frente do rebanho, é quem deve dar o seu testemunho”, disse.

Durante o  rito de posse, Dom Airton apresentou ao povo o sacerdote que assume a função de pároco. Após leitura do documento de provisão e nomeação, o novo pároco renovou suas promessas sacerdotais e recebeu do bispo os locais que virão a ser consagrados pelo seu ministério.

No final da celebração, Cônego Luiz agradeceu a presença de todos e destacou a alegria em assumir a nova paróquia. “Eis que venho fazer a tua vontade Senhor. Com essas palavras início a minha nova missão nessa cidade de Barbacena, nesta Paróquia de São Sebastião, pouco mais de 30 anos depois da minha primeira passagem por essas terras barbacenenses, logo quando foi ordenado presbítero. Naquela época exerce a missão de vigário paroquial na matriz de Nossa Senhora da Piedade.”, disse cônego Luiz. Ele destacou que assume essa nova missão com alegria. “Assumo com prazer essa nova missão, animado e com o mesmo amor que tenho trabalhado por todas as paróquias por onde passei”, afirmou.

O cônego Luiz foi ordenado 28 de junho de 1986. Em seu ministério, ele colaborou com a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo, com a Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete, e na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto.

Confira mais fotos:

Agenda