sábado

, 09 de dezembro de 2023

Confira como foi a Festa de São Sebastião, em Ervália (MG)

23 de janeiro de 2023 Arquidiocese

Com o tema “Juntos com São Sebastião, celebramos a Eucaristia”, o município de Ervália celebrou o dia de seu Padroeiro, São Sebastião, de 11 a 20 de janeiro. 

Durante a festividade, foram realizados leilões de diversas prendas, bem como a tradicional quermesse paroquial com comidas típicas, marcando assim o clima de fraternidade, confraternização e alegria após as celebrações. 

Entre os dias 11 e 19 de janeiro, ocorreram procissões com a imagem de São Sebastião saindo de diversos locais de Ervália; Santa Missa e novena solene com a participação dos sacerdotes convidados, dos movimentos e pastorais da paróquia, bem como as comunidades paroquiais. Além disso, os fiéis participaram da confissão sacramental.

Já no dia do Padroeiro São Sebastião, 20 de janeiro, às 6h, teve o repique festivo dos sinos. Em seguida,  foi celebrada a primeira Santa Missa solene do dia, presidida pelo Padre Joaquim Moreira Paes, Pároco nomeado da Paróquia Divino Espírito Santo, em Divinésia (MG), e concelebrada pelo Pároco, Padre Carlos Heitor. 

Às 11h, aconteceu a cavalgada de São Sebastião, logo depois, houve uma pausa para o almoço comemorativo. Já às 18h foi realizada a procissão com a imagem de São Sebastião levada por militares pelas ruas de Ervália, acompanhada das imagens dos padroeiros de cada uma das comunidades que compõem a paróquia e por um grande número de devotos. 

Logo após, teve a Santa Missa solene de encerramento das festividades com as bênçãos dos produtores rurais, do Santíssimo Sacramento e o canto do Te Deum, presidida pelo Padre Pedro Hugo Alves Talin, vigário paroquial da Paróquia São Miguel Arcanjo, em Araponga (MG), e concelebrada pelo Pároco, Padre Carlos Heitor. A cerimônia também contou com a presença dos seminaristas Gustavo Damasceno, de Ervália, Mateus Carvalho, de Canaã, e Samuel Malta, de Araponga. 

Ao final da celebração festiva, o Padre Carlos Heitor agradeceu, emocionado, a participação e a ajuda de todos os envolvidos, destacando como foi bonita e participativa a primeira festividade de um padroeiro que ele ajudou a organizar em sua paróquia como pároco.

Texto: Ihudison de Paula Coelho

Fotos: Rhosana Lanna e Ihudison Coelho

* Atualizado em 24/01/2023 às 10h04