quinta-feira

, 13 de junho de 2024

Congresso Regional da Pastoral Familiar reúne 370 participantes em Uberaba

08 de novembro de 2023 Igreja no Brasil

A Arquidiocese de Uberaba (MG) foi a sede do IX Congresso Regional da Pastoral Familiar do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento foi realizado entre os dias 27 e 29 de outubro, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia, e teve como tema “Família: Vocação, Graça e Missão”, em consonância com o 3º Ano Vocacional, e o lema “Quando arde o coração, os pés se movem!”.

Houve a presença de 370 congressistas, dentre agentes da Pastoral Familiar de 26 (arqui)dioceses, demais pastorais, movimentos e serviços participaram deste momento de encontro, vivência e partilha no Leste 2, na “casa da família”. Na ocasião, a Arquidiocese de Mariana também foi representada pela Coordenação Arquidiocesana da Pastoral Familiar.

Estiveram presentes: Dom Edson José Oriolo dos Santos, Bispo de Leopoldina (MG) e presidente da Comissão Vida e a Família no Leste 2; Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo de Uberaba; Padre Wesley Clay Alves Rodrigues, assessor Eclesiástico; e o Monsenhor Célio Pereira Lima, assessor em Uberaba. Alisson e Solange Schila, Casal Coordenador Nacional da Pastoral Familiar; Gilberto e Sílvia, Casal Coordenador no Regional e cerca de 20 padres assessores arquidiocesanos e convidados.

A Arquidiocese de Mariana também esteve presente.

Dentre as inúmeras atividades destacaram-se as reflexões conduzidas pelo Padre Rafael Solano, do Clero de Londrina (PR), e do Padre Francisco de Assis Carvalho, da Diocese da Campanha (MG), além dos testemunhos de vários agentes de pastoral. “Foi um momento de muita aprendizagem, troca de experiências, formação e confraternização que fez com que a Pastoral Familiar no Regional Leste 2 pudesse sentir o coração arder e colocar os pés a caminho”, comentou Freud e Solange, casal coordenador da Pastoral Familiar da arquidiocese de Uberaba.

O encerramento do IX Congresso Regional foi com a Celebração Eucarística realizada no domingo, dia 29, presidida por Dom Paulo Mendes e concelebrada com Dom Edson e pelos demais padres presentes.

Foi divulgado a sede do X Congresso Regional da Pastoral Familiar, a ser realizado em 2026, na Diocese de Sete Lagoas (MG).

De acordo com Gilberto e Sílvia, casal coordenador no Regional, o congresso atingiu todos os seus objetivos propostos e os participantes, bispos, padres, diáconos, seminaristas, casais, solteiros, viúvos, idosos, jovens e crianças, e “todo o Povo de Deus, agora motivados, retornam para suas dioceses e paróquias com muitas experiências vivenciadas tanto de testemunhos como de partilha para aplicarem em suas respectivas sedes”, afirmaram.

Clique aqui e veja as fotos do evento

Texto e imagem: CNBB Leste 2 com informações de Gilberto e Sílvia