domingo

, 22 de dezembro de 2024

Conheça mais sobre a vida e história de Padre Lelete

12 de novembro de 2024 Arquidiocese

Na manhã da última segunda-feira, 11 de novembro, Padre Geraldo Lopes de Paula, mais conhecido como Padre Lelete, nos deixou para retornar a morada celeste. O sacerdote que exercia a função de Diretor dos Colégios Arquidiocesanos de Ouro Branco e Ouro Preto, repousa agora nos ombros do Bom Pastor.

Lelete, Ministro de Deus, Servo de Cristo, educador de vidas e amigo de todos. Padre Lelete foi um esmerado sacerdote e pastor. Dedicou toda sua vida celebrando a Eucaristia da Comunhão e Participação. Sabia envolver com sua maestria. Todas as paróquias e comunidades pelas quais passou receberam seu dom ministerial.

Como educador, apresentou a Pedagogia Salesiana de Dom Bosco no cuidado com os educandos. Rezava todos os dias nos Colégios Arquidiocesanos, ajudando os alunos e alunas no crescimento salutar. Valores humanos, éticos e cristãos deram o prisma na arte de educar. Entrava no meio dos pupilos como se fosse um deles. A amizade conservou-o no coração de todos, porque transcende os limites do tempo e do espaço. Foi atleta de Cristo, das piscinas, das quadras e dos campos.

Aos 74 anos, nadava como poucos, respirando nas horas necessárias. “Tudo Lelete?” [Tudo bem? Tudo legal?] foi a expressão viva com que ele foi conhecido e amava ser chamado de Lelete por todos. Daí se origina o pseudônimo que virou nome principal. Ficarão eternas saudades, que serão oportunas, para que sua laboriosa existência seja sempre lembrada. Deus o tenha na alegria da Felicidade sem fim. Nós que aqui ficamos, por enquanto, façamos o melhor por um mundo de paz e harmonia.

Biografia

Natural de Piranga (MG), nascido no dia 20 de agosto de 1950, era filho de José Inácio de Paula e Maria Lopes. Cursou o primário no Grupo Escolar Amantino Maciel em sua cidade natal, entre os anos de 1959 a 1963.

Ingressou no Seminário Menor, em Mariana (MG), aos 14 anos, finalizando o curso ginasial e o segundo grau em 1970. Entre 1971 e 1973 cursou Filosofia e o primeiro ano de Teologia.

Neste mesmo período Padre Lelete participou de encontros de jovens do “Movimento Construindo”, o qual possibilitou que conhecesse aos salesianos no ano de 1974. Ao conhecer alguns membros da congregação, foi convidado a fazer uma experiência no Colégio São João, na cidade de São João Del Rei (MG).

Lá, lecionou Filosofia para o 2º ano do Ensino Médio, Instrução Religiosa para os 1º e 2º graus e formação dos jovens de todo o colégio. Foi ordenado Diácono em 1979, na cidade de Belo Horizonte (MG), pelo Bispo Dom Arnaldo e em seguida trabalhou no Colégio Instituto Tenente Ferreira.

Foi em sua amada terra natal, Piranga (MG), que Padre Lelete teve sua Ordenação Sacerdotal, no dia 30 de junho em 1979, por Dom Geraldo Magela. Em 1981 foi transferido para o Colégio Dom Bosco de Brasília (DF), onde foi coordenador de estudo e formação de jovens.

Retornou para a capital mineira em 1983, onde permaneceu por três anos trabalhando com o pré-noviciato. Já em 1988 foi à Roma para realizar o curso da Pastoral Juvenil Ponticia Università Salesiana di Roma.

Ao regressar para o Brasil, o presbítero assumiu como Pároco da Paróquia Cristo Luz dos Povos, pertencente a Arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Entre os anos de 1990 e 2005 exerceu o ofício de sacerdote e formador em colégios das cidades de Silvânia (GO), Venda Nova do Imigrante (ES), Recife (PE), Distrito Federal (DF) e Barbacena (MG).

Em 2004, Padre Lelete se desliga da Congregação Salesiana e retorna à Arquidiocese de Mariana como Pároco de Senhora das Dores e Assessor da Pastoral Menor da Arquidiocese. Seguindo seu caminho no pastoreio, o sacerdote é transferido para o município de Guaraciaba (MG), onde permanece até julho de 2011.

Em 2012 o mestre educador assume a diretoria do Colégio Arquidiocesano, em Ouro Branco (MG), assumindo também em janeiro de 2019 como diretor do Colégio Arquidiocesano em Ouro Preto. O sacerdote permaneceu na diretoria dos dois colégios até o seu falecimento, nesta segunda-feira, 11 de novembro.

Primeiro texto: Padre Paulo Barbosa (Padre Paulinho)
Biografia: Com informações da Arquidiocese de Mariana