Na manhã de sexta-feira, 22 de novembro, o Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), realizou sua última reunião de 2024, em Mariana (MG), para avaliar os trabalhos realizados e planejar o ano de 2025.
A reunião iniciou-se com uma oração e, em seguida, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, fez memória da assembleia arquidiocesana de pastoral. Segundo ele, ela foi preparada com antecedência e as propostas discutidas com as comunidades, versando sobre a realidade de cada uma. Porém, é necessário reunir o Conselho Pastoral Paroquial (CPP), de cada paróquia, para as decisões propostas serem colocadas em prática.
Para ele, também é preciso fortalecer as comunidades visando promover a participação delas no Jubileu da Esperança 2025, proposto pelo Papa Francisco, um momento de graça e de esperança que a Igreja nos concede.
Ele ressalta ainda que o fruto das reuniões é percebido na vida das comunidades espalhadas nas mais diversas paróquias da Arquidiocese. “A gente percebe que, o que a arquidiocese, de fato, propõe, tem chegado às nossas comunidades, que cada vez mais, vem se motivando nessa caminhada, nessa organização e o objetivo nosso, da coordenação pastoral, é procurar fortalecer as comunidades cristãs, as nossas comunidades eclesiais e, de fato, isso tem acontecido”, ressalta o coordenador.
O Coordenador da Equipe Arquidiocesana para o Jubileu, Padre Leonardo Sérgio, explicou, com mais detalhes, sobre como será realizado o Jubileu da Esperança 2025, acrescentando as festividades dos 280 anos da Arquidiocese.
De acordo com ele, o Jubileu terá início na noite de Natal, 24 para 25 de dezembro, em Roma, pelo Papa Francisco. Em cada (Arqui)diocese será no dia 29, dia da Festa da Sagrada Família. Ele afirma ainda que as peregrinações será formado por grupos, pastorais ou movimentos, a fim de fomentar a participação de todos no Jubileu.
Sendo assim, no Ano Santo da Esperança, as peregrinações serão feitas em direção a Catedral de cada Diocese, no caso da Arquidiocese de Mariana, todos peregrinarão em direção a Catedral da Sé, em Mariana (MG), Igreja Mãe.
Segundo ele, as orientações para a realização do Jubileu vêm de Roma e será um grande acontecimento eclesial que marca na Igreja, sobretudo a comemoração da encarnação do Verbo, o nascimento de Jesus Cristo. “Esse acontecimento vai ser movido pela inspiração da grande virtude cristã da esperança e não pode ser confundida por nós como um sentimento ou como uma boa intensão. A esperança para nós é muito mais, a esperança para nós é uma pessoa, é Jesus Cristo e é ele quem nos move, ele quem nos orienta como uma grande meta que é um grande céu e uma nova terra, quando Deus será tudo em todos”, destaca o Coordenador.
Na oportunidade, o Jubileu da Esperança será em consonância com a celebração dos 280 anos de fundação da Arquidiocese de Mariana. E neste sentido, já existe uma exposição no Centro Cultural Dom Frei Manoel da Cruz relatando esta história e os peregrinos da Esperança poderão prestigiar.
O Coordenador da Programação, Padre Edvaldo Melo, lembra, ainda, que essa exposição foi pensada mediante cinco eixos históricos da Instituição. São eles: o histórico dos bispos filhos da terra e os que já passaram, a formação do seminário, os monumentos, os arquivos e biblioteca dos Bispos e os processos de beatificação.
Campanha da Evangelização 2024 e da Fraternidade 2025
A representante Arquidiocesana de Campanhas, Flávia Ribeiro, enfatizou a importância das campanhas de Evangelização 2024 e da Fraternidade de 2025. A campanha de Evangelização, neste ano, terá o tema “Jesus, nossa Esperança, habita entre nós. É nossa missão anunciá-lo”, a qual é realizada todo terceiro domingo do advento, em dezembro, realizando a coleta para evangelização em todas as paróquias da Arquidiocese. Todas as ofertas deste dia serão destinadas para o anúncio do Evangelho, as Santas Missões Populares. A CF de 2025, terá como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, e com o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), deve ser vivido com intensidade por todos.
Agenda 2025
Foi definida algumas datas da agenda de 2025. As próximas reuniões do CAP, agora nos dias de sábado, serão nos dias 15 de março, 24 de maio, 27 e 28 de setembro com a Assembleia Arquidiocesana e, a última, 29 de novembro. Além disso, haverá o Fórum Social Pela Vida entre os dias 18 e 21 de setembro, em Viçosa (MG), e o sexto Congresso da Família, entre os dias 6 e 8 de junho, em Itabirito (MG).
Para o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, a participação ativa de todos no Jubileu depende das lideranças do CAP que participam das comunidades de base e faz um balanço das atividades de 2024 já com uma perspectiva para 2025. “O ano foi positivo e bem expressivo em relação a outros. A gente tem muitos trabalhos e os desafios também são maiores, então, temos que enfrentar os desafios e as dificuldades e, na perspectiva do ano da Esperança, Jubileu da Esperança em 2025, acho que vamos fazer um bom caminho e vamos chegar ao final do ano de forma muito positiva do ponto de vista da pastoral e da Igreja”, assim espera o Arcebispo.