sábado

, 20 de agosto de 2022

Conselho Arquidiocesano de Pastoral realiza primeira reunião online

31 de agosto de 2020 Arquidiocese

O Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) realizou a sua primeira reunião online no último sábado (29) pela plataforma ZOOM. O encontro teve como objetivo ser um espaço de partilha das experiências pastorais e evangelizadoras neste tempo de pandemia.

“Esse modo de fazer a reunião exige muita tranqüilidade e respeito com o outro. Ficamos quase cinco meses distantes, que esse encontro seja um encontro para continuarmos os trabalhos”, disse o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, no começo da reunião.

Segundo o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Edmar José da Silva, a experiência da reunião online do CAP foi muito positiva. “Creio que os objetivos foram alcançados: nos encontrar, ainda que virtualmente, para cultivarmos o nosso sentido de pertença e partilhar as diversas experiências pastorais e evangelizadoras neste desafiante período da pandemia”, afirmou.

Padre Edmar sublinhou que foi muito bom ouvir os relatos das ações pastorais de cada dimensão evangelizadora da Arquidiocese. “O que percebemos é que há um esforço das pastorais e dos movimentos para continuarem o trabalho de evangelização neste desafiante contexto. Graças a Deus e ao empenho de cada agente de evangelização, a Arquidiocese continua muito viva e muito ativa pastoralmente. Apesar dos inúmeros desafios, percebi que há muita esperança no coração dos nossos coordenadores de pastorais e movimentos”, disse.

Ano da Família

Outro ponto da reunião foi uma avaliação do Ano da Família na arquidiocese. Os representantes do CAP tiveram a oportunidade de falar das inúmeras iniciativas que estão sendo realizadas em torno desta temática em 2020 e também relataram sobre a atual situação das famílias.

“Na avaliação feita, vimos que a pandemia aproximou muito as famílias, mas gerou também muitos problemas familiares. Várias iniciativas estão sendo feitas para a celebração do ano da família, adaptadas ao novo contexto da pandemia. Creio que o saldo final é positivo”, acrescentou padre Edmar.

 

Agenda