sábado

, 13 de abril de 2024

Conselho de Pastoral da Região Mariana Sul se reúne pela primeira vez em 2024

13 de março de 2024 Arquidiocese

A Região Mariana Sul realizou sua primeira reunião de Conselho Regional de Pastoral (CRP) de 2024, no último sábado, 9 de março. Sob a orientação do Vigário Episcopal, Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, os coordenadores regionais de pastoral e vigários forâneos conversaram sobre as diretrizes pastorais discutidas no Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), em 23 de fevereiro, e o caminhar da região no primeiro trimestre do ano.

Além dos repasses do CAP, assuntos relativos à Região Mariana Sul foram discutidos a fim de dar continuidade ao trabalho pastoral proposto na agenda de 2024. Padre Adelson reafirmou, na ocasião, o compromisso em promover e apoiar o trabalho pastoral de forma que as informações cheguem não só as coordenações, mas também às bases e comunidades, seguindo a orientação Arquidiocesana proposta na Assembleia de 2023.

Na oportunidade, Padre Adelson ainda pediu para que as coordenações das pastorais regionais mantivessem o compromisso de participar das reuniões do Conselho, se comprometendo a sempre repassar o que foi definido e discutido para as foranias e paróquias.

“Todos temos responsabilidades pastorais e a reunião de Conselho Regional de Pastoral é de suma importância para as definições do rumo pastoral que a Região tende a seguir”, enfatizou.

Repasses das pastorais

Os participantes também tiveram a oportunidade de falar do trabalho desenvolvido nas pastorais desde a última reunião do Conselho, ocorrida em 9 de dezembro de 2023. Ainda, algumas coordenações propuseram a realização de Assembleia para eleição de novos coordenadores. Foi o caso das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que demonstrou interesse em realizar eleição para nova coordenação diante do tempo já percorrido pela coordenação atual.

As reuniões de Conselho Regional ocorrem logo após as reuniões do Conselho Arquidiocesano de Pastoral e visa ressaltar as decisões tomadas no CAP e propor, analisar e implementar decisões pastorais na Região Mariana Sul. A próxima reunião regional está agendada para o mês de junho.

Texto e foto: Ana Paula Mendes dos Santos

Veja também:

Concílio Vaticano II e Grupos de Reflexão são temas da primeira reunião do CAP de 2024

Agenda