Na última quinta-feira, dia 13 de fevereiro, o Conselho Missionário de Seminarista (Comise) reuniu-se na casa da Teologia (Etapa da Configuração), juntamente com seu Assessor Eclesiástico, Padre José Geraldo Coura (Pe. Juca).
Após as reflexões acerca das motivações celebrativas foi realizada a eleição e confirmação dos membros da equipe de coordenação do Comise para 2025:
Assessor Eclesiástico: Padre José Geraldo Coura;
Coordenador: Nillo da Silva Neto (4º ano de Teologia);
Vice-Coordenador: Pedro Lucas (1º ano de Filosofia);
Secretário: Mirosmar (1º ano de Teologia);
Tesoureiro: Claudinei Freitas (3º ano de Teologia);
Assessor de Comunicação: Saulo Ribeiro (3º ano de Filosofia) e Gerlison (2º ano de Filosofia);
Arquivista: João Lucas (2º ano de Teologia);
Mural: Walafe (Propedêutico) e Mirosmar (1º ano de Teologia).
O Comise colabora e tem representação no Conselho Missionário Diocesano (Comidi), cujo assessor é o Padre Fernando Paulo de Almeida Monteiro dos Santos. Ambos conselhos estão trabalhando para a revisão do projeto missionário arquidiocesano.
Neste ano o conselho celebra 40 anos de existência. Para celebrar essa data, adotaram como tema “No coração da tua Igreja, somos o amor”.
Em julho, dos dias 21 a 27, celebrarão o 5º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, em Teresina (PI). Este será um momento para aprofundamento da reflexão sobre o tema do ano celebrativo e fortalecer os laços entre os seminaristas de todo o Brasil. Em comunhão com a Igreja que celebra o Ano Jubilar, as reuniões do Comise, bem como os demais encontros e atividades, também se voltarão para o tema do Ano Santo: “a Esperança não engana” (Rm, 5,5).
Ano Santo da Esperança
No próximo domingo, 23 de fevereiro, acontecerá o Jubileu das Missões, na Catedral, em Mariana (MG). “Todos estão convidados para participar conosco, para reavivar a esperança, anunciar o amor de Deus a todos os povos”, convida o seminarista Nillo.
Dois aspectos são importantes ressaltar da vida missionária e da Esperança: o primeiro ponto é a recordação de que a missão é fonte de esperança, pois se tem algo que gera a esperança é a missão. É em missão que a Igreja anuncia a Boa Nova, possibilitando que as pessoas possam se encontrar com Aquele que é fonte de esperança para toda a humanidade: o Deus que se encarna em Jesus Cristo, Ele é a nossa esperança. Mas também o missionário descobre sinais de esperança na prática missionária, naqueles com quem partilha a vida e nas situações com que se depara em sua missão.
O segundo ponto é a esperança que transcende nossa vida. A esperança brota de dentro de cada um de nós, e se torna verdadeira quando transcende nossa vida. Ou seja, não fica presa na pessoa. Quando estamos dispostos a sair de nós e testemunhar àquele que fundamenta nossa vida, que movimenta nossa existência, que nos leva a viver em movimento, como peregrinos, a Esperança acontece. Essa esperança movimenta a missão!
COMISE
O Comise é um organismo que tem como objetivo promover a animação missionária entre os seminaristas do Brasil, despertando vocações missionárias e fortalecendo o compromisso com a evangelização. Presente em todo o país, este conselho realiza diversas atividades, como encontros, congressos e projetos missionários, buscando formar seminaristas comprometidos com a missão da Igreja.
Texto: Nillo Neto
Fotos: Comunicação do Comise