quinta-feira

, 11 de agosto de 2022

Conselho Presbiteral discute sobre a vida do presbítero e começa a se preparar para o Encontro do Clero de 2020

16 de dezembro de 2019 Arquidiocese

A manutenção do clero foi tema de discussão da reunião do Conselho Presbiteral realizada no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana, na última quinta-feira (12). O assunto será aprofundado no Encontro de Presbíteros e Diáconos de 2020, agendado para ocorrer de 9 a 12 de março. Os membros do conselho também apresentaram sugestões que poderão ser tratadas no encontro e constituíram uma comissão que ficará responsável pela preparação dos temas.

“Os temas sugeridos e apresentados ao Conselho Presbiteral buscam retomar as proposições do Encontro deste ano de 2019, a saber: a questão da Pastoral Presbiteral, atualizar o Plano Arquidiocesano da Pastoral Presbiteral que já existe, mas precisa ser atualizado. É o modo como as regiões, os representantes dos presbíteros, vão realizar esse trabalho de acompanhar os padres. Depois o tema sobre a sustentação do clero, a manutenção do clero, o Instituto do Clero” explica o vigário geral para o clero, monsenhor Danival Milagres Coelho.

A partilha de informações referentes às decisões da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, sobretudo no que diz respeito à reflexão que tem sido feita nos Conselhos de Pastoral da Arquidiocese sobre a estrutura pastoral da Arquidiocese também será feita no Encontro.

“Vamos pensando e refletindo a respeito de como podemos encaminhar futuramente e organizar a questão do Instituto do Clero. São temas que temos que começar a refletir, como disse Dom Airton. É o que nós vamos fazer no próximo encontro, vai ser uma conversa inicial tendo em vista um aprofundamento para depois, nas instâncias competentes, obter o devido encaminhamento”, informa.

 

Conselho Presbiteral

O Conselho Presbiteral é constituído pelos que exercem algum cargo de ofício, como os vigários gerais, os vigários episcopais, o reitor do seminário, os membros eleitos pelo clero para compor esse conselho, que são o representante arquidiocesano dos presbíteros e os de cada região, e o arcebispo.

O vigário geral para o clero explica que o objetivo do conselho é discutir sobre a vida do presbítero. “Tudo o que diz respeito aos padres é discutido ali nesse conselho. Questões como transferências, situações mais particulares e questões pastorais são discutidas no Conselho Episcopal, que é composto apenas pelos vigários episcopais, os dois vigários gerais e o arcebispo”, diferencia.

Agenda