sábado

, 20 de abril de 2024

Conselho Regional de Pastoral da Região Mariana Norte realiza reunião presencial pela primeira vez após pandemia

25 de maio de 2022 Arquidiocese

No último sábado, 21 de maio, após dois anos por causa das restrições impostas pela pandemia, o Conselho Regional de Pastoral da Região Mariana Norte se encontrou pela primeira vez presencialmente no Centro de Pastoral Regional, em Mariana (MG).

No encontro, estiveram presentes a maioria dos coordenadores e assessores das diversas pastorais. De acordo com o Vigário Episcopal da Região, Padre Adilson Luiz Umbelino Couto, houve grande participação dos membros do Conselho.

Segundo ele, durante a reunião, foram relembrados os assuntos debatidos no último encontro presencial, antes da pandemia. Além disso, foi um momento de partilha sobre os trabalhos realizados e preparação para as atividades do segundo semestre.

O novo Projeto Arquidiocesano de Pastoral (PAE) também foi pautado na reunião, sobretudo o pilar da Palavra, o qual a região está empenhada em desenvolver durante seus trabalhos.

De acordo com Padre Adilson, eles também discutiram sobre a fase arquidiocesana de escuta do Sínodo 2021-2023 e o andamento desse processo nas paróquias. Outros temas também foram abordados na reunião, como a formação e estruturação da Pastoral da Educação. Segundo ele, esse interesse surgiu como fruto da Campanha da Fraternidade deste ano e também observando as dificuldades enfrentadas neste aspecto nas instituições escolares.

“Então, muitas situações foram trazidas, inclusive do nível psicológico dos estudantes, dos professores, mediante esta volta das atividades presenciais das escolas, surgindo a necessidade de repensarmos a Pastoral da Educação junto às escolas das instituições de ensino”, afirmou.

À ocasião,os membros decidiram as datas para os próximos encontros, que ficaram marcados para os dias 13 de agosto, 8 de outubro e 3 de dezembro.

Jornal Pastoral

A nova edição do Jornal Pastoral traz uma entrevista com o Assessor do Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Jean Poul Hansen, sobre os desafios da educação na atualidade, especialmente, durante a pandemia.  Para ler a matéria, CLIQUE AQUI.

Fotos: Eliete Maria Luiz

Agenda