A Região Pastoral Mariana Sul promoveu sua primeira Reunião do Conselho Regional de Pastoral (CRP) do ano de 2025, no dia 22 de março, em Barbacena (MG).
O objetivo era dar as boas-vindas aos novos vigários Episcopal e Forâneos, além de os inserir nos assuntos relativos à reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), ocorrida no dia 15 de março.
Participaram da reunião os membros do conselho, padres, coordenadores paroquiais e secretárias das 32 paróquias que compõem a Região.
O Vigário Episcopal da Região e pároco da Paróquia São Caetano, em Cipotânea (MG), Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, ficou responsável por conduzir a reunião, repassando assuntos tratados durante a 29º Assembleia Regional e seus encaminhamentos desde então. Na Assembleia, ocorrida no dia 30 de novembro de 2024, as foranias levantaram as prioridades a serem assumidas como compromisso pastoral em 2025.
Depois das boas-vindas, uma síntese dos compromissos assumidos por cada forania foi entregue a todos os presentes, sendo lembrados alguns pontos que originaram a proposição destes compromissos. Além disso, Padre Adelson apresentou os novos componentes que estarão à frente dos trabalhos nos próximos anos.
São eles: Vigário Episcopal nomeado para o triênio 2025 – 2028, Padre Marcos Macário Mendes e os vigários forâneos eleitos, Padre José Julião da Silva, pela Forania de Carandaí; Padre Rodney Francisco da S. Reis, Forania de Rio Pomba.
Padre Adelson deixou a missão como Vigário Episcopal da Região Pastoral Mariana Sul e assumiu a Forania de Alto Rio Doce, como vigário Forâneo eleito. Padre Daniel Ângelo Henriques, eleito pela Forania de Barbacena, justificou sua ausência na reunião do Conselho, devido a agenda da Imagem Peregrina do Sagrado Coração, em sua paróquia, na mesma data.
O Ecônomo da Região Mariana Sul, Padre Apolo Guerra, e a secretária Regional, Ana Paula Mendes dos Santos, motivaram os presentes a prestarem uma homenagem de agradecimento a Padre Adelson, enfatizando todo trabalho pastoral desenvolvido na Região durante os três anos em que esteve à frente como Vigário Episcopal.
Segundo Padre Apolo, a região conseguiu superar após o período de pandemia nos últimos anos. “Nossa Região conseguiu caminhar a passos largos com suas pastorais, durante os três últimos anos. Estávamos enfraquecidos, pois retornávamos da pandemia, que tanto abalou todos nós. E este trabalho só foi possível graças ao empenho de Padre Adelson em permitir que os trabalhos pastorais fossem desenvolvidos com liberdade para ações. Mesmo que financeiramente não foi possível acatarmos todas as solicitações, ainda assim conseguimos desenvolver muito bem nossas ações nas foranias e região”, evidencia Padre Apolo Guerra.
Para dar continuidade à reunião, o Assessor da Dimensão Catequética da região, Padre Daniel Júnior dos Santos; a Coordenadora Regional, Marlene Bueno; a vice coordenadora, Marieta Augusta Campos Martins; e a coordenadora da Forania de Barbacena, Vera Izabel da Silva Machado, explicaram aos presentes sobre o Plano de Catequese.
Dentre os pontos, eles esclareceram que a primeira fase tem a proposta de escuta por parte dos catequistas. As outras etapas e as escutas das demais instâncias serão informadas pelo Assessor Arquidiocesano da Dimensão, Padre Bruno Gomes.
A coordenadora da Pastoral da Saúde, Aparecida Mendes, ressaltou a crescimento das ações da pastoral mediante parcerias firmadas com o Centro Universitário Presidente Antônio Carlos e o Instituto Rafaela Drumond, dando destaque para a ação a ser desenvolvida no Dia Mundial da Saúde, dia 07 de abril, porém planejado para ser feito no dia 12 de abril, com ações concretas.
As ações realizadas pela Pastoral do Dízimo foram outro destaque durante o encontro. A Coordenadora Regional, Eva Alínea, ressaltou que as formações por forania, conforme proposto na 29º Assembleia Regional de Pastoral, iniciaram em fevereiro deste ano, sendo a Forania de Rio Pomba a primeira a receber formações.
Eva destacou a importância do compromisso de padres e leigos em divulgar os trabalhos pastorais, sendo todos estes, frutos colhidos com o dízimo de cada paróquia.
As demais coordenações regionais de pastorais presentes também puderam compartilhar suas ações pastorais feitas no ano de 2024 e as propostas para o ano de 2025. Dentre as programações na agenda pastoral regional, momentos de espiritualidade em cada forania, proposto por pastorais distintas.
Por fim, a reunião foi encerrada com o almoço de confraternização realçando o compromisso, como trabalho pastoral, e a união entre paróquias, foranias e região.
A próxima reunião do Conselho Regional de Pastoral ocorrerá no dia 07 de junho, já sob orientação do Vigário Episcopal eleito, Padre Marcos Macário Mendes.
Fotos e Texto: Pascom Região Pastoral Mariana Sul – Adaptado.