terça-feira

, 09 de agosto de 2022

“Conservação de Bens Culturais” é o tema de webinar da Comissão de Cultura e Educação da CNBB

10 de junho de 2020 Arquidiocese

Nesta quarta-feira, 10 de junho, às 17h, o Setor Bens Culturais da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação (CEPCE) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoverá o Webinar “Conservação dos Bens Culturais”, no Canal Cultura e Educação CNBB do You Tube. O evento reunirá a professora Lúcia Brandão (Fundação de Arte de Ouro Preto / FAOP), o professor Eduardo Jussiani (Laboratório de Física Nuclear da UEL) o padre Luciano da Silva (Assessor do Setor Cultura e Bens Culturais CNBB e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Senador Firmino), com a mediação do padre Danilo Pinto (assessor do Setor Bens Culturais e Universidades CNBB).

Neste Webinar, o tema da Conservação dos Bens Culturais será tratado sob duas perspectivas: a conservação preventiva dos bens culturais materiais e a tecnologia de cuidado da arquiometria, para as situações em que não foi desenvolvida uma conservação preventiva. À luz das modalidade apresentadas, será apresentado um estudo de caso do trabalho de conservação do Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Senador Firmino (MG).

Lives de Quarta e Webinars

O ciclo de Webinars (Seminários em Rede) foi iniciado na semana passada com o evento “Enem em Tempos de Pandemia”, proposto pelo Setor Educação da CNBB. A iniciativa acontecerá dentro das “Lives de Quarta”, no Canal da CEPCE na rede social You Tube.

“Na proposta do Webinar, os temas das lives terão a contribuição de mais palestrantes e serão tratados com mais profundidade, sob diferentes ângulos”, diz o padre Danilo Pinto responsável pela Gerência de Comunicação da CEPCE. Outro aspecto relevante é que as Conferências do Webinar ficarão disponíveis no You Tube, para aqueles que desejarem assistir posteriormente.

CEPCE – Terceira Fase

A CEPCE está num processo de adequação dos seus projetos e atividades ao “novo normal”, instalado na Pandemia. Esta adequação está na sua terceira fase e constitui a consolidação das mudanças em eventos mais complexos para os colaboradores da CEPCE, nas mídias sociais e plataformas digitais. Para esta fase está previsto um estudo mais aprofundado da Pedagogia da Taxonomia de Bloom, a partir do qual, serão realizados os eventos formativos específicos dos setores na modalidade de Seminários em Rede (Webinar).

Estes eventos virtuais estão sendo realizados no Canal do You Tube, através da ferramenta Stream Yard. Segundo dom João Justino, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, “por meio dessas mudanças, a CEPCE tem buscado encontrar novos caminhos para materialização das linhas de atuação da Conferência Episcopal (formação e articulação) no novo normal que foi instalado, a partir da pandemia”.

Fonte: CNBB

Agenda