sábado

, 02 de março de 2024

Coordenação Arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica realiza a última reunião de 2022 e define os trabalhos que serão realizados no próximo ano

23 de dezembro de 2022 Arquidiocese

No sábado, 17 de dezembro, no Centro de Pastoral da Arquidiocese, em Mariana, aconteceu a última reunião da Coordenação Arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica. Na oportunidade, os presentes fizeram a avaliação do 8º Fórum Social pela Vida, definiram as próximas assembleias regionais e arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica, e começaram a organização da Romaria dos Trabalhadores(as) de 2023. 

Vale frisar que o 8º Fórum Social pela Vida foi muito bem avaliado pela Coordenação Arquidiocesana Dimensão Sociopolítica, que destacou o rico conteúdo do Fórum, bem como a sua organização e o desenvolvimento dos trabalhos. Outro destaque foi a comunicação. Os organizadores do Fórum ficaram muito agradecidos ao Dacom que coordenou a equipe de comunicação do evento. Graças ao seu trabalho, o Fórum teve um alcance extraordinário. Foi ressaltado também o trabalho das equipes da Paróquia Santana, de Carandaí (MG), bem como a hospitalidade das famílias que acolheram os participantes em suas casas. Na reunião, a Coordenação também solicitou que seja revisto e ampliado o tempo das oficinas do Fórum Social e ainda sugeriu que seja discutida uma maneira de atrair mais a presença dos jovens para os próximos eventos.

Em seguida, a Coordenação Arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica definiu as datas das assembleias regionais da DSP, que ficaram definidas da seguinte forma: no dia 04/02, será realizada na Região Sul, em Barbacena (MG); no dia 11/02, vai acontecer nas  Regiões Norte, em Mariana (MG), Leste, em Ponte Nova (MG), e Oeste, em Conselheiro Lafaiete (MG). Já a Assembleia Arquidiocesana será realizada no dia 25/02, na Paróquia São João Batista, em Viçosa (MG). 

É importante dizer que o tema das assembleias vai ser a  “Dimensão sociopolítica: um mutirão pela vida”, com o lema “Estejam sempre prontos a dar a razão de sua esperança” (1Pd 3,15). Vale lembrar que as assembleias terão como pano de fundo a 6ª Semana Social Brasileira e as cartas compromisso dos Fóruns Sociais Pela Vida.  

Para finalizar, a Coordenação Arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica decidiu que a 31ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras será na Paróquia Santo Antônio, em Teixeiras (MG), Forania de Viçosa (MG), Região Mariana Leste. Lembrando que a primeira reunião para discutir a preparação da Romaria será em Teixeiras, no dia 31 de janeiro, às 19h. 

Outras informações sobre o trabalho realizado pela Coordenação Arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica estão disponíveis no site arqmariana.com.br.

Agenda