quarta-feira

, 24 de abril de 2024

Coordenação Arquidiocesana de Catequese fala sobre a realidade da Catequese e as ações previstas para 2021

24 de maio de 2021 Arquidiocese

Foto da capa: Arquivo Dacom – Reunião sobre a Catequese em fevereiro de 2020

A Coordenação Arquidiocesana de Catequese enviou, no último dia 16, mensagem aos párocos, administradores paroquiais e coordenadores paroquiais da Catequese abordando sobre a realidade da Catequese na Arquidiocese de Mariana durante a pandemia, além das ações previstas para este ano. 

Destacando que há mais de um ano não ocorre a Catequese de forma presencial na Arquidiocese de Mariana, somente de forma on-line, a coordenação pontuou que nesse período “muita coisa boa foi feita” e que foi preciso aprender sobre a “linguagem virtual e as formas avançadas de comunicação”, que, conforme o texto, “vieram para ficar e somar à metodologia” dos trabalhos realizados. Vale lembrar que o novo Diretório para a Catequese, lançado em junho de 2020, traz um capítulo exclusivo para discutir sobre a Catequese diante dos cenários culturais contemporâneos.

De acordo com a equipe de coordenação, duas limitações foram percebidas nesse período. A primeira é que as famílias ainda não estão preparadas para assumir a Catequese e a segunda é que nota-se uma preocupação em receber os Sacramentos do Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma, entretanto, não ocorre o mesmo com a Catequese. 

Ações que podem ser feitas

Seguindo as orientações desta Igreja Particular para a Catequese e a celebração dos Sacramentos, a Coordenação Arquidiocesana de Catequese ressaltou que os párocos e administradores paroquiais receberão a delegação para administrar o Sacramento da Crisma. 

Outro ponto enfatizado é que estão liberadas as pequenas reuniões a nível paroquial, forâneo, regional ou arquidiocesano com até 20 pessoas. Entretanto, a Catequese presencial para as crianças e adolescentes seguem suspensas e só retornam depois da volta dos alunos à escola. 

CLIQUE AQUI E BAIXE O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

Agenda