segunda-feira

, 20 de maio de 2024

Coordenação da Dimensão Sociopolítica da Região Mariana Sul participa de reunião e de retiro espiritual

03 de abril de 2023 Arquidiocese

A Coordenação da Dimensão Sociopolítica da Região Mariana Sul se reuniu, na última sexta-feira, 31 de março, no Centro de Pastoral Regional, em Barbacena (MG). Estiveram presentes os coordenadores eleitos na última Assembleia Regional, além da Secretária Regional, Ana Paula Mendes dos Santos, e a Assessora Regional, Irmã Arlene Simões. O foco da reunião foi traçar o cronograma semestral para conhecer cada pastoral que compõe a Dimensão Sociopolítica, bem como apresentá-las a coordenação colegiada.

Segundo a Irmã Arlene, durante a reunião, foi conversado sobre o que é a Dimensão Sociopolítica, a partir do documento da Doutrina Social da Igreja, para que os membros da coordenação entendam o trabalho que lhes foi confiado. “Foi visto também sobre a conduta ética, necessária para atendimento das equipes pastorais que serão ouvidas, mediadas. Em seguida, foi traçado um cronograma para o primeiro semestre com o intuito de ouvir e acolher os coordenadores das pastorais, casas sociais e futuramente traçar um plano de ação para, talvez, uma possível reorganização”, disse.

A Coordenação da Dimensão Sociopolítica Regional se reunirá mensalmente e sempre após os encontros com as pastorais, para implementação de planos de ação junto as mesmas. O objetivo é dar continuidade ao trabalho realizado e ampliar a abrangência de alguns grupos/movimentos e pastorais, baseando-se sempre nos princípios da caridade e da sinodalidade.

Retiro Espiritual

Já no sábado, 1º de abril, os coordenadores e a assessora realizaram Retiro Espiritual, na Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitorias, em Barbacena, como forma de fortalecimento e preparação para seguir em frente diante das demandas vindas de cada pastoral e movimento social.

“Estivemos em retiro no dia 01 de abril, enchendo nossas talhas para servimos bem e melhor a messe que o Senhor nos confiou. A meditação sobre nosso padroeiro de missão, São José, nos trouxe a mansidão de aceitar a vontade de Deus e fazermos servos fiéis, assim como São José que, muito sábio e escolhido por Deus, cumpriu sua missão sem se perder pelos pelas provações da vida. É como disse Bento XVI: ‘louvamos a Deus o chamado e juntos vamos cuidar uns dos outros, numa grande e sedenta missão! O exemplo de São José é para todos nós um forte convite a desempenhar com fidelidade, simplicidade e humildade a tarefa que a Providência nos destinou’”, ressaltou a coordenadora Leila Medeiros.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Claudia Volpini (Coordenadora Sociopolítica)

Agenda