segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Coordenação Regional da PJ terá nova representação arquidiocesana

13 de setembro de 2019 Arquidiocese

Nesta sexta-feira (13), os representantes das pastorais da juventude (PJ) das arquidioceses e dioceses do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reunirão na Paróquia Santa Efigênia, em Ouro Preto, às 20h, para dar início a Reunião da Coordenação Regional, que se estenderá até domingo. A Arquidiocese de Mariana sedia o encontro, que terá transição da representação arquidiocesana no coordenação.

Edwiges Costa, atual representante, deixará o cargo que ocupou por três anos e permanecerá na coordenação como referencial da Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência contra a Mulher no regional. A secretária arquidiocesana da PJ, Franciele Scala, assumirá a representação.

“Vivi no Regional Leste 2 grandes momentos de muita formação, pois a cada reunião era um poço de conhecimento e fortalecimento na caminhada”, revela Edwiges e destaca que as partilhas, desafios e conquistas do conselho foram essenciais para a caminhada da PJ na arquidiocese.

Ela cita como conquistas desses três anos a Ampliada do Regional Leste 2, em Barbacena, que concedeu a Arquidiocese a escolha de lideranças para representação na equipe nacional, na secretaria regional, novos assessores para acompanhar o trabalho missionário no regional e apresentação de propostas de ações para o triênio que termina no próximo ano, com uma nova ampliada. O lançamento da Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência contra as mulheres também é lembrado por ela.

“Vivemos um momento muito especial que foi a premiação dos direitos humanos em que a Pastoral da Juventude do Regional Leste 2 foi contemplada. Eu pude receber em nome de todos os pejoteiros esse prêmio, em Belo Horizonte, em dezembro de 2018”, conta.

Edwiges lembra ainda que, nesse tempo, a PJ ganhou uma cadeira no Conselho Estadual de Juventude (Cejuve – MG), órgão subordinado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos que tem por finalidade formular diretrizes de ações governamentais voltadas para jovens de 15 a 29 anos.

“É um espaço em que podemos ter grandes conquistas juntamente com outras entidades juvenis do estado. Nele, Vinícius Borges, da Diocese de Oliveira, assumiu como titular e eu como suplente da PJ no Conselho”, diz.

Para Edwiges, concluir os três anos deste mandato ocasiona em aprendizado, gratidão e saudade. “Agradeço muito a Arquidiocese de Mariana por ter me proporcionado essa oportunidade de vivenciar e fortalecer minha fé através desse espaço rico em identidade e espiritualidade. Uma outra jovem também cheia de vontade de contribuir assume a representação de nossa Arquidiocese e desejo a ela um novo triênio de grandes momentos especiais e que farão a diferença na vida de Pejoteira dela”, diz.

 

Nova representação

No domingo (15), Franciele Scala assume o cargo. “Vejo como uma oportunidade de crescimento e partilha. Nos espaços da Pastoral nós temos uma troca de experiências que nos faz crescer enquanto membros da PJ e enquanto pessoas”, expõe. A diocese de Caratinga também terá transição na coordenação.

Apesar dos desafios que a nova função traz, Franciele diz estar ciente de que não estará sozinha. “É como eu sempre digo no grupo JOIA que faço parte: Eu sozinha não faço nada, não sou ninguém. Mas com vocês eu mudo o mundo. Na CRPJ não será diferente, não estarei por mim, mas por cada um e cada uma de nossa arquidiocese que ousa sonhar e buscar a civilização do amor. Espero conseguir contribuir da melhor forma possível e conto com a oração de todos e todas”, diz, referindo-se a sua experiência no grupo de base da PJ Juventude Organizada Idealismo e Ação (JOIA), de Sericita (MG), Região Pastoral Mariana Leste.

 

Pauta

Fará parte da reunião partilhas da caminhada nas arquidiocese e dioceses; do Instituto de Pastoral da Juventude do Leste 2 (IPJ Leste 2); da Comissão Estadual de Juventudes (CEJUVE); do serviço regional de evangelização de juventudes (SREJ). Também haverá uma formação sobre masculinidades, avaliação e reflexão sobre a caminhada da PJ no regional, conversa sobre a Ampliada Regional de 2020 e organização do Calendário de 2020.

A Coordenação Regional também fará uma avaliação do primeiro módulo do Florescer, um curso de formação para assessores, e discutirá as próximas etapas, agendadas para 14 a 15 de novembro, em Marataízes, na Diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES) e 19 a 21 de junho de 2020, em Manhuaçu, naDiocese de Caratinga (MG). Ela também avaliará o Encontro Nacional de Assessores, realizado em julho, em Araras (SP).

 

Agenda